Comissão de Saúde visitou secretário para apresentar demandas e conhecer perspectivas do governo para o setor.

Deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reuniram na manhã desta terça-feira (24/2/15) com o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, para conhecer as perspectivas do governo para a pasta e apresentar demandas relativas ao segmento.

Crédito: Pollyanna Maliniak

O presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), reforçou a importância do trabalho conjunto entre a ALMG e a Secretaria de Saúde. Essa parceria também foi ressaltada pelos deputados Ricardo Faria (PCdoB) e Carlos Pimenta (PDT), que falaram sobre a importância do diálogo e da união de forças para a otimização dos recursos disponíveis.

Um dos aspectos abordados pelos deputados foi o atendimento de urgência e emergência nos hospitais. Para o deputado Carlos Pimenta, a situação da Santa Casa de Montes Claros (Norte de Minas), por exemplo, estaria beirando a “calamidade pública”. Sobre essa questão, o secretário Fausto Pereira dos Santos ponderou que a organização dos sistemas de urgência regionais é um grande desafio, já que depende da existência de hospitais de referência.

Outro ponto abordado pelo deputado Arlen Santiago foi relativo ao valor per capita gasto pelo governo com a saúde, que seria insuficiente para cobrir todos os procedimentos na área. Ele ainda abordou a questão do financiamento dos hospitais filantrópicos. Segundo o parlamentar, esses hospitais pagam juros altos pelos empréstimos contraídos, o que eleva suas dívidas com bancos particulares e com a Caixa Econômica Federal. Para evitar essa situação, o deputado sugeriu a criação de um fundo que garantiria empréstimos para os hospitais filantrópicos a juros menores.

O deputado Ricardo Faria defendeu que devem ser tratadas como prioridade pelo governo questões como o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a regulamentação dos consórcios intermunicipais de saúde e a melhoria dos leitos hospitalares. O deputado Doutor Jean Freire (PT), por sua vez, falou sobre a preocupação com a situação do profissional da área, que lida diretamente com o paciente. O parlamentar também pretende saber se os hospitais têm respeitado o número de internações que podem ser feitas no âmbito do SUS, bem como conhecer as demandas e déficits relativos aos leitos de CTI.

O secretário Fausto Pereira dos Santos se colocou à disposição da comissão e mostrou-se aberto a uma interação com o Legislativo. “O papel da secretaria é examinar cada caso e procurar a melhor solução”, afirmou.

O gestor ainda disse que a intenção do governo é honrar os compromissos já assumidos durante o governo anterior com as prefeituras. Ele também disse que nesses primeiros meses o governo tem feito um esforço para “colocar a casa em ordem” e, nesse sentido, já foram feitos pagamentos de aproximadamente R$ 500 milhões destinados a municípios, unidades de pronto-atendimento, Samu e redes de saúde. Esse montante, segundo ele, compreenderia recursos estaduais e também federais, que já estavam no caixa do Estado.

Por Assessoria Assembleia