A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promove, entre os dias 23/02 e 06/03, a Força Tarefa de Combate à dengue nos municípios de Arcos, Arceburgo, Bambuí, Capinópolis, Centralina e Palma. As ações têm como objetivo reforçar a eliminação de focos do mosquito da dengue nos municípios que fazem divisa com o estado de São Paulo.

Durante a Força Tarefa, diversas atividades de mobilização serão promovidas em parceria com escolas, comerciantes, líderes comunitários e poder público. A partir do dia 23/02 agentes da Força Tarefa estarão nos municípios visitando casas, lotes baldios e lojas para avaliação da situação de cada localidade e eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti.

Ainda como parte do trabalho, no período entre 02 a 06/03, serão reforçadas as ações de envolvimento do cidadão no processo de promoção e prevenção à saúde pela Rede de Mobilização Social que conta com representações em cada um desses municípios. Palestras, rodas de conversas, distribuição de material informativo, dentre outras estratégias serão promovidas com o intento de envolver o cidadão como corresponsável pela saúde individual e coletiva.

O intuito de todo o esforço é sensibilizar toda a comunidade para a importância da adoção de hábitos preventivos e cotidianos contra a proliferação do mosquito vetor da dengue.

Por Jéssica Gomes