O secretário Municipal de Saúde, José Valério, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, e a Coordenadora da Hemominas de Poços de Caldas, Cibele Spina, fazem visita técnica à Policlínica Central de Varginha no dia em que se consolida a transferência da cobertura transfusional dos hospitais SUS de Varginha para a rede pública de hemoterapia estadual. A visita acontece às 9 horas desta terça-feira (24/02), na Policlínica – rua Santa Catarina, s/nº, Centro, esquina com rua Santa Cruz.

A Fundação Hemominas passa a disponibilizar hemocomponentes aos hospitais Regional de Varginha e Bom Pastor. O funcionamento em rede da Fundação Hemominas vai possibilitar a transição sem interrupção no atendimento a esses hospitais. A Fundação Hemominas é composta por 24 unidades, sendo vinte delas unidades que coletam sangue de doadores voluntários. Assim é viável que um hemocomponente coletado e processado em outra região do estado chegue aos hospitais do município e do entorno sem transtornos.

Logística de atendimento

As principais unidades da Fundação que darão suporte diretamente aos hospitais de Varginha e região são a Unidade de Coleta de Poços de Caldas, que também será responsável pelas coletas semanais no município; o Hemocentro de Pouso Alegre, que atenderá a maioria dos hospitais da região; o Hemonúcleo de Passos, o Hemonúcleo de São João Del Rei e o Hemonúcleo de Divinópolis. No entanto, como a Hemominas funciona em rede, é possível que hemocomponentes coletados em outras regiões do estado possam também ser disponibilizados, dependendo da demanda por transfusões nessa região.

Desde 2012, a Fundação Hemominas vem articulando junto aos gestores municipais a logística de atendimento para suprir a necessidade transfusional da região. Os critérios e estratégias utilizados para priorização do atendimento consideraram fatores como a distância entre as unidades da Hemominas (Pouso Alegre, Poços de Caldas e Passos) e os municípios onde se localizam os hospitais; a capacidade coletora dessas unidades e da rede Hemominas no estado; a existência e as condições das estradas de acesso. Na primeira fase desse processo de logística, o Hemocentro de Pouso Alegre passou a oferecer hemocomponentes para as transfusões realizadas nos hospitais de Carmo da Cachoeira (que possui estrutura de Assistência Hemoterápica); Itamonte (Assistência Hemoterápica); São Gonçalo do Sapucaí (que possui estrutura de Agência Transfusional); Pouso Alto (Assistência Hemoterápica): Cambuquira (Assistência Hemoterápica) e Três Corações. Agora, na fase de expansão, o Hemocentro de Pouso Alegre assume a cobertura transfusional dos municípios de Elói Mendes, Virgínia e Campanha.

A Unidade de Coleta de Poços de Caldas da Fundação Hemominas vai atender os hospitais de Muzambinho, Três Pontas, Boa Esperança, Paraguaçu e Monsenhor Paulo, além de realizar as coletas semanais na Policlínica Central de Varginha a partir de 17 de março deste ano. O Hemonúcleo de Passos vai atender as transfusões realizadas em Ilicínea; o Hemonúcleo de São João Del Rei assume a oferta de hemocomponentes para Nepomuceno e o Hemonúcleo de Divinópolis assume a cobertura transfusional do município de Cristais.

Coletas semanais

A expectativa da Hemominas de Poços de Caldas é iniciar a coleta de sangue semanal em Varginha no dia 16 de março. Estão sendo analisadas outras iniciativas que possam valorizar os doadores do município. Os profissionais de Varginha que vão trabalhar nas coletas semanais estão passando por aprimoramento de habilidades em treinamento específico na Unidade de Coleta de Poços de Caldas desde o dia 2 de fevereiro. Todos os profissionais passaram uma semana de treinamento intensivo, com exceção dos profissionais de enfermagem, cujo treinamento completará o ciclo de quatro semanas. Essa equipe participará de uma coleta externa no município de Três Pontas, junto á equipe da Hemominas, no próximo dia 07 de março.

Demandas transfusionais em Varginha

Agora a Fundação Hemominas assume a cobertura hemoterápica SUS do município de Varginha. Os hospitais Regional e Bom Pastor, os maiores demandantes de transfusões pelo número de leitos e complexidade clínica, a partir de 24 de fevereiro, passam a buscar hemocomponentes produzidos dentro do próprio Sistema Único de Saúde/SUS.

Cruzando dados do Hemoprod - sistema informatizado com dados de produção em hemoterapia do Ministério da Saúde (dados de janeiro de 2011 a junho de 2012), da planilha de acompanhamento da Diretoria de Atuação Estratégica da Fundação Hemominas (demanda de bolsas/leito/ano dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde) e planilha de demanda de leitos SUS existente no município (dados disponibilizados nos sistemas de controle do SUS), a estimativa para atendimento aos dois hospitais de Varginha é de:

• Número de transfusões de hemocomponentes: aproximadamente 509/mês;
  • Candidatos a doação de sangue: aproximadamente 600 candidatos, com 520 doações de sangue.
  • Dados conclusivos sobre o período até 2012 convergem para o Banco de Sangue, que ora transfere a cobertura das transfusões SUS para o próprio Sistema Único de Saúde.

Regulamentação

Portaria 1737 de 19 de agosto de 2004 do Ministério da Saúde: Art 1º, § 1º: Os serviços públicos de hemoterapia do SUS deverão ser capacitados e estruturados para atender integralmente à demanda de fornecimento de hemocomponentes para o próprio SUS.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação: (31) 3768 7455 / 7440