Foi inaugurado hoje (18/12) o novo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital Regional João Penido (HRJP), em Juiz de Fora. Estiveram presentes à solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, o presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Antonio Carlos de Barros Martins, o diretor geral do HRJP, Renato Luiz Lopes de Castro Lobo e a gerente administrativa do HRJP, Leatrice Joyce Schubert de Castro.
Crédito: Marcus Ferreira

Para abrigar as novas instalações do NEP, foi construído um prédio de 589m², que terá uma moderna infraestrutura, incluindo um auditório de 166,45 m², com capacidade de 116 lugares. O investimento só em mobiliário e equipamentos foi de 280 mil reais. O secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, destacou a importância da iniciativa. “Investir em ensino e pesquisa é sempre relevante, principalmente, quando se trata da formação de profissionais que atuam na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Minas, o sucesso da substituição do modelo centrado na doença por um modelo de atenção que valoriza a humanização e a promoção da saúde depende de investimentos em formação. Na Fhemig, a adoção desse modelo parte da valorização do profissional. A inauguração do NEP reflete essa preocupação”.

De acordo com o presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, a inauguração das novas instalações do NEP vem ao encontro de uma das metas da Fundação, que é investir em ensino e pesquisa. “Todo equipado, o novo espaço poderá ser utilizado por um grande público, como residentes, estagiários, pesquisadores e também pelos servidores da unidade”, disse.
Crédito: Marcus Ferreira

O diretor geral do HRJP, Renato Luiz Lopes de Castro Lobo, acredita que o novo espaço representa a concretização de um sonho: ter um local dedicado, exclusivamente, para ensino e pesquisa. “A nossa instituição conta com residências médicas credenciadas pelo MEC, estagiários de faculdades conveniadas de diversos cursos e pesquisadores, que poderão usufruir das novas instalações, bem como todos os servidores da unidade, fomentando o desenvolvimento e incentivando a educação permanente. Teremos à disposição biblioteca, salas de aula, de informática e de videoconferência, além de um espaço exclusivo para simulação em manequins de última geração”, explica.

“Houve um ganho muito grande com tudo isso. O NEP estava, até então, em um local muito improvisado. Com o novo prédio, vamos oferecer aos usuários um local totalmente adequado, arejado, com instalações amplas, com todo conforto”, reforça a gerente administrativa do HRJP, Leatrice Joyce Schubert de Castro.

Auditório

O novo auditório da unidade ganhou o nome de “Dr. Antonio Carlos de Barros Martins” – uma homenagem ao presidente da Fhemig. “Temos agora um ambiente novo, confortável e moderno. A homenagem se justifica pelo esforço dele na construção deste espaço e fará com que seu nome fique para sempre na lembrança por tudo que ele fez para a Fhemig durante sua gestão. É importante deixar esse legado”, afirma Leatrice Joyce Schubert de Castro.

Histórico

Construído no final de década de 1940, o HRJP foi transferido, em 1978, para a Fhemig. Em 1983, deixou de ser um sanatório de tratamento de tuberculose para se tornar um hospital geral. No começo da década de 1990, transformou-se em hospital regional, atendendo a população de Juiz de Fora e da região da Zona da Mata. Presta assistência nas seguintes especialidades: clínica cirúrgica, clínica médica, cardiologia, pediatria, ginecologia, psiquiatria, oftalmologia, pneumologia, urologia, otorrinolaringologia, além de atender consultas especializadas em dermatologia. O HRJP conta ainda com leitos de UTI adulto e neonatal e com o Centro de Medicina Física e Reabilitação, serviço de referência na região.

Por Fernanda Moreira (Fhemig)