Com a inauguração, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), de Pouso  Alegre, passa a ter 20 leitos para atendimento à demanda referência macrorregional

Foi inaugurado, hoje (12.12), no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, a nova UTI Neonatal e Pediátrica, unidade referência para toda a região de Pouso Alegre. As obras, iniciadas há um ano, concluíram o projeto que oferece ao prédio do hospital infraestrutura ampliada, aumentando em dez o número de leitos, que somam agora 20 leitos destinados, exclusivamente, ao atendimento à pediatria. Com a ampliação, o HCSL passa a contar  a partir de agora com dois amplos andares, o que atende às exigências técnicas e também à equipe multiprofissional que  recentemente foi ampliada.

A macrorregião Sul dispõe de  89 leitos de UTI neonatal. Conforme parâmetros do Ministério da Saúde nessa região há um superávit de 25 leitos de UTI neonatal nessa macrorregião. Ainda seguindo o mesmo parâmetro, no Estado há 543 leitos de UTI neonatal e um superávit de 25 leitos.

Crédito: Marcus Ferreira

Em seu pronunciamento, o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, destacou o esforço de crescimento e modernização do hospital. Disse que se sente confortável em fazer parte das boas causas como a entrega dos novos leitos de UTI Neonatal e Pediátrico, que virão se somar aos 89 leitos já existentes nessa macrorregião de saúde. Segundo o secretário, "com essa inauguração fica a certeza que é possível construir saúde pública com o padrão e a qualidade que a população merece". Na sequência, o deputado federal Bilac Pinto também se pronunciou e ao referir-se à inauguração afirmou ser esse um ato de cidadania, de sintonia com a sociedade.

Durante a solenidade, o secretário e outras lideranças sociais e políticas foram homenageados pela direção da instituição, com a entrega de placas. Na mesma solenidade , o secretário José Geraldo entregou ao provedor as chaves de uma ambulância doada à instituição pelo Governo de Minas.

Antes da inauguração, o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do hospital, Rafael Simões, acompanhado da equipe técnica, fez um balanço da gestão, destacando a expressiva parceria do Governo de Minas com a instituição hospitalar.

Crédito: Marcus Ferreira

Investimentos

O Governo de Minas destinou, de recursos de receita própria, R$ 543.600,00 à construção da nova UTI Neonatal e Pediátrica. Outro repasse, no valor de R$ 2,4 milhões, foi destinado à aquisição de medicamentos, materiais de consumo médico hospitalar e para a compra de equipamentos de última geração.

Além desses investimentos, o Governo de Minas  investiu no Hospital, por meio de convênios, mais de R$ 4.5 milhões,  recursos utilizados na ampliação da área física do serviço de hemoterapia, aquisição da máquina de diálise e em equipamentos para o sistema de osmose. Parte desse recurso também foi investida na aquisição de equipamentos para o setor de ginecologia e obstetrícia, no custeio e investimento, em medicamentos, materiais médicos-hospitalares e na compra de materiais de consumo.

De 2003 a 2014 o Governo de Minas investiu mais de R$ 41.3 milhões em Pouso Alegre. Desse total, mais de R$ 18.2 milhões foram  repassados por meio do Programa Estadual de Fortalecimento e Melhoria dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp). Outros investimentos se referem à Câmara de Compensação, ao Programa de Educação Permanente (PEP), Farmácia de Minas, Saúde em Casa, Saúde Mental, Saúde Bucal e ao Programa Estadual de Controle e Prevenção à Dengue.

O hospital

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio é um hospital universitário, privado e filantrópico, cuja entidade mantenedora é a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí

Localizado no Sul de Minas, em Pouso Alegre, município polo de Macrorregional Sul, o Hospital Samuel Libânio está inserido na Rede de Resposta de Urgência e Emergência. Atende atualmente, a 16 microrregiões do Estado de Minas Gerais, correspondendo a 191 municípios com uma população estimada de em 3.500.000 habitantes.

Possui o único pronto socorro geral da região integrante do sistema de referência aos atendimentos de urgência e emergência e atendimento eletivos, gestante de alto risco nível III, Alta Complexidade em Neurocirurgia nível II, Traumotologia, Ortopedia, Transplantes de Córnea, Rim, UTI Adulto Neonatal e Pediátrico tipo II.

Por Gisele Bicalho