Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), promoveu nesta terça-feira (25/11) uma capacitação sobre febre chikungunya para cerca de 90 profissionais de saúde dos 51 municípios da Região Leste. A iniciativa faz parte da capacitação promovida pela SES-MG em outubro passado, contemplando médicos, enfermeiros e coordenadores de epidemiologia municipais que não participaram do primeiro treinamento.

De acordo com a enfermeira e replicadora da capacitação da SRS-GV, Denise Dupin Barroso Mourão, ”o objetivo foi treinar os profissionais no controle, vigilância e manejo clínico de pacientes com febre chikingunya e alertá-los sobre possibilidade de surto de dengue em nossa região, já que o município de Valadares apresentou no últimoLevantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) o índice de 5,3%, o maior da Região Sudeste”, destacou.

A superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Aparecida Ribeiro Furbino, ressaltou a participação dos municípios da região no evento. “Mais uma vez os profissionais de saúde de nossa região atendem a convocação da SRS-GV, comparecendo de forma maciça ao treinamento, tão importante para a atualização e alinhamento de informações sobre a doença”, salientou.

O médico e fisioterapeuta do munícipio de São José da Safira, Gladstone de Paula Ramos, avaliou a capacitação como informativa e esclarecedora. “Foi-nos repassado de forma muito clara, a diferença dos casos de dengue e febre chikingunya, que a princípio são bem parecidas. A chikingunya apresenta principalmente, como diferencial nos sintomas,dores intensas nas articulações (poliartrite). Ao chegar ao meu município irei multiplicar essas informações junto aos enfermeiros e agentes de saúde”, explicou.

Por Frederico Bussinger