Mobilizadora mirim ensina aos colegas como prevenir a dengue usando peças produzidas pela SES

Qual o melhor presente para se dar a uma criança? Roupas, brinquedos, eletrônicos. As opções são várias e podem incluir também o kit “Deu a louca no mundo da fantasia”. Foi, depois de ganhar esse presente educativo, que trata da prevenção da dengue, que a estudante Sara Brito, de 8 anos, passou a sensibilizar os colegas da Escola Coração de Jesus, em Três Pontas, no Sul de Minas.

A mobilizadora mirim ganhou de uma tia um DVD, dez gibis e máscaras produzidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Os itens fazem parte de um kit didático que aborda, de forma lúdica, os riscos que o mosquito vetor podem causar à população. Após ler todo o conteúdo e assistir ao vídeo educativo, a menina pediu à professora para dar uma aula sobre o assunto para seus colegas de sala.

“Percebi no livrinho que o mosquito pode fazer as pessoas ficarem doentes. A minha mãe e meu pai já tiveram dengue. Isso me fez querer ajudar a tirar toda a água parada da minha cidade”, disse Sara. A menina também conta com o apoio dos colegas que agora se tornaram mobilizadores nas suas próprias casas: “Eu acho que meus amigos vão ajudar muito. Uma colega minha já me disse que tirou água parada que ficava na planta da casa dela”.

Crédito: Paulo Henrique Albuquerque Viana

A professora de ciências, Rosiely Maria dos Santos, comentou que a iniciativa de Sara permitiu aliar o conteúdo didático com ações de mobilização social. “Estávamos estudando água e recursos naturais e com a ideia que a Sara nos trouxe foi possível desenvolver uma atividade que casou com aquilo que os alunos haviam aprendido. A turma foi dividida e reproduzimos os diálogos do livrinho da SES”, disse. Ela ainda contou que o resultado foi muito positivo e todos os alunos prestaram atenção e gostaram da atividade. O sucesso foi tanto que a educadora já pensa em incluir atividades como teatro temático e debate entre alunos para o próximo ano letivo da escola.

A designer Vanessa Viana ficou surpresa com todo o movimento iniciado pela sobrinha-neta: “Sara sempre foi muito comunicativa e empolgada. Mas não imaginava que ela fosse mobilizar toda a escola. Eu a presenteei com dez gibis. Ela ficou com um pra ela e deu os outros para os colegas. Depois me ligou pedindo mais para distribuir para toda a turma”.

O Núcleo de Mobilização Social da SES/MG atua com diversos parceiros que ajudam a difundir os conceitos e diretrizes do Estado para a eliminação de focos do mosquito vetor da dengue. As secretarias municipais de Educação são forte aliadas nessa luta e contribuem para que crianças aprendam, desde cedo, a cuidar da saúde pública. Para mobilizá-las, a SES criou materiais e ações específicas. Em março de 2007, foi criado o grupo de teatro Saúde em Cena que escreveu o espetáculo “Deu a louca no mundo da fantasia”. Trata-se de uma peça cujo conteúdo aborda, de forma divertida, as maneiras de se prevenir contra a dengue.

Inspirado neste teatro, foi criado o gibi, um DVD educativo e máscaras com os personagens, o que possibilita às crianças a encenação da peça. Também foi produzido o Almanaque Edi & Gita, uma revista interativa que ensina a combater a doença brincando. Para o coordenador do setor de Mobilização Social da SES/MG, Joney Fonseca Vieira, a ação de Sara mostra como o público infantil é engajado e preocupado com a realidade em que está inserido. “Sabemos que sempre podemos contar com as crianças. Elas mobilizam os colegas, a família e os vizinhos e conseguem repassar os conceitos de prevenção. Elas realmente reforçam para os pais e outros adultos o perigo que o mosquito pode trazer para toda uma cidade. A iniciativa da pequena Sara foi capaz de mobilizar toda uma escola e sabemos da importância disso”, elogiou.

Confira abaixo um pouco do trabalho de Mobilização Social feito pela estudante no município de Três Pontas, jurisdicionado à Regional de Varginha:

Por Alexandre Dutra

Enviar para impressão