Além das premiações, foram lançadas publicações com conteúdo sobre os serviços e programas da saúde pública no estado

A construção de um serviço público de saúde eficiente e que acolha às pessoas com a qualidade e a humanização necessárias não é trabalho apenas de gestores públicos. É preciso o envolvimento de pessoas e instituições que também se dedicam a melhorar a saúde da população com o que eles têm de melhor a oferecer, em cada uma de suas áreas de atuação. E foi reconhecendo essas parcerias imprescindíveis para o fortalecimento do SUS em Minas Gerais, que a Secretaria de Estado de Saúde agraciou, com a Medalha do Mérito da Saúde, 22 parceiros, na noite de sexta-feira (14/11), em cerimônia realizada na Associação Médica de Minas Gerais.

Crédito: Marcus Ferreira

O Secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, apresentou um balanço dos avanços alcançados nos últimos anos, destacando programas e ações que buscaram melhorar a assistência e resolver os gargalos da saúde no estado. Entre os exemplos destacados estão o Programa Mães de Minas, de redução da mortalidade materna e infantil; a regionalização e fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência, com a construção dos Hospitais Regionais e a implantação e integração das macrorregionais de Urgência e Emergência; O PROHOSP de fortalecimento dos hospitais mineiros; o programa de prevenção ao câncer de mama, que no estado atende mulheres de 40 a 69 anos, em uma faixa etária mais extensa que a proposta pelo Ministério da Saúde.

O Secretário agradeceu aos parceiros e afirmou a importância deles na construção da saúde pública mineira. “A Ordem do Mérito da Saúde está em muitas boas mãos este ano. As senhoras e os senhores, melhores que muitos, são testemunhas que a alma da mineiridade reconhece, por mais difícil que possa ser a caminhada para a organização da saúde, que os últimos 12 anos da gestão pública em Minas Gerais foram decisivos para implantar raízes profundas na manutenção do princípio que queremos seguir. O princípio da honestidade voltada para a coisa pública para a confecção do bem comum”, frisou.

Os avanços da saúde em Minas e os desafios da saúde pública no Brasil também foram destacados pelo Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, ao comentar os resultados da campanha “Assine + Saúde”, desenvolvida na Casa Legislativa com o objetivo de coletar no estado 500 mil assinaturas para propor o projeto de lei que destina 10% da receita bruta da União para investimentos em saúde. A campanha foi agraciada na categoria “Ação Parlamentar Parceira do SUS”. “Trabalhar com saúde pública é um desafio, mas é também uma dádiva e precisamos tratar a saúde pública como prioridade”, afirmou o deputado.

Crédito: Marcus Ferreira

A troca de experiência com organizações internacionais também foram reconhecidas durante a premiação. Escolhido a personalidade internacional parceira do SUS, o economista Roberto Iunes, assessor do Banco Mundial, vem atuando junto à SES em projetos que envolvem, por exemplo, o aprimoramento da proposta da redução da mortalidade materno-infantil, apoio técnico do Núcleo de Judicialização da Saúde e incluindo o estado no debate internacional sobre Direito e Sistemas de Saúde. Considerado uma referência em inovação em saúde na SES, o economista disse se sentir honrado com a homenagem e destacou a importância do trabalho desenvolvido nos últimos anos. “A SES tem realizado um trabalho exemplar e ser homenageado é uma honra sem tamanho. Esse é um trabalho de todo um grupo e o Banco Mundial vem atuando junto à secretaria em várias áreas, em vários programas, buscando sempre fazer o que é melhor para o estado”, destacou.

Mary Townswick, conselheira para Assuntos Ambientais, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos, representou a National Heart, Lungand Blood Institute (NHLBI), condecorado com a medalha de Organismo Internacional Parceiro do SUS e ressaltou durante a premiação que a instituição está feliz com a honraria e com a parceria brasileira iniciada em 2007. O NHLBI, principal órgão financiador de pesquisas em saúde no mundo, vem desenvolvendo pesquisas e aperfeiçoando os processos de trabalho na área de segurança transfusional em quatro hemocentros brasileiros, entre eles o Hemominas.

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) recebeu a medalha de Instituição de Ensino Parceira do SUS. O vice-reitor, Donaldo Rosa Pires Júnior, representando o reitor Pedro Ângelo Almeida Abreu, disse ter ficado surpreso com o prêmio. “Sabíamos da importância do nosso trabalho para a saúde, especialmente no Programa de Educação Permanente, mas não esperávamos tamanho reconhecimento”, disse orgulhoso.

O Promotor e coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, Rodrigo Ferreira de Matos, foi agraciado com uma homenagem especial pela interlocução entre a SES e o Ministério Público. “Para mim pessoalmente e acredito também que para a instituição Ministério Público é de grande relevância esse agraciamento e demonstra um reconhecimento dessa importante aproximação entre o Ministério Público e o estado em prol da melhoria da prestação do serviço de saúde. Uma aproximação que possibilita o diálogo e o fortalecimento das instituições. Possibilita mais do que tudo a sobreposição de barreiras e obstáculos que muitas vezes pareceram intransponíveis com a atuação isolada por parte dos órgãos públicos”, avaliou.

A medalha de Organização Não Governamental Parceira do SUS foi concedia ao Blog “Na Pracinha”. Miriam Barreto e Flávia Pellegrini, idealizadoras do projeto agradeceram ao reconhecimento e o compartilharam com os leitores e colunistas. “Estamos muito felizes e orgulhosas também. A gente já trabalha nesse projeto há mais de dois anos e fazemos com afinco e uma vontade muito grande de acertar e fazer com que as famílias realmente se envolvam com a proposta. Então, temos muito orgulho e achamos que esse prêmio tem que ser direcionado também a todos os nossos leitores que acompanham o nosso blog e os colunistas que também estão com a gente”, afirmou Miriam.

Os funcionários públicos que trabalham diariamente para fazer a saúde funcionar com qualidade, também foram homenageados. Um deles foi Shirley Lasmar Lima, Gerente de Projetos Minas Vacina o Brasil, funcionária da Fundação Ezequiel Dias (Funed). “Eu trabalho no estado desde 1987, então esse reconhecimento vem mesmo coroar a carreira de funcionária pública. Esse projeto das vacinas é realmente um trabalho muito importante e insere a Funed em um contexto nacional na produção de imunobiológicos do Programa Nacional de Imunização”, destacou.

Crédito: Marcus Ferreira

A Ordem do Mérito da Saúde foi instituída pelo então governador de Minas Gerais, Itamar Franco, no ano de 2000 e este ano premiou empresas e personalidades nas seguintes categorias: Instituição Privada Parceira do SUS (Johnson&Johnson); Organismo Internacional Parceiro do SUS (National Heart, LungandBloodInstitute); Personalidade Internacional Parceira do SUS (Roberto Iunes); Personalidade Nacional Parceira do SUS (Gilson Carvalho Teixeira); Personalidade Estadual Parceira do SUS (Nélio Costa Dutra Júnior); Ação Parlamentar Parceira do SUS (Assine+Saúde); Instituição Filantrópica Parceira do SUS (Hospital São Francisco de Assis); Instituição de Ensino Parceira do SUS (UFVJM); Município com Destaque em Sistema (Juiz de Fora); Município com Destaque em Atenção Básica (Ibiaí); ONG Parceira do SUS (Blog na Pracinha); Instituição Pública Parceira do SUS (Advocacia Geral do Estado); Cidadão Voluntário Parceiro do SUS (Flávia Freitas); Servidor Referência na SES/MG (Vitória Lúcia da Silva Figueiredo); Servidor Referência da Saúde nas Superintendências/Gerências Regionais de Saúde (Gilberto Carvalho Teixeira); Servidora Referência da Saúde na Funed (Shirley Lasmar Lima); Servidor Referência na FHEMIG (Claudinei Emídio Campos); Servidor Referência na Hemominas (Sebastião dos Santos Avelar); Servidor Referência na ESP/MG(Marilene Barros de Melo); Controle Social (Francisco Tavares Júnior); Homenagem Especial (Rodrigo Ferreira Barros); e Personalidade Cidadã (Otton Nelson Vieira Peluso).

Lançamentos

Na ocasião foram lançados a edição 2014 da Revista Minas Saúde e os livros “A Agenda da Saúde Pública em Minas Gerais: aprendizados, legados e desafi­os”; e “Canal Minas Saúde: Nos bastidores da educação em saúde”.

A revista Minas Saúde está em sua 6ª edição e traz como destaque os investimentos na preparação para a Copa do Mundo que deixaram legados positivos para a saúde do estado. Em forma de matérias jornalísticas, a publicação reúne programas, projetos e pesquisas que foram destaques na área em todo o Estado. O objetivo é aproximar, de forma prática, o cidadão comum do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta do livro “A Agenda da Saúde Pública em Minas Gerais: aprendizados, legados e desafios” é compartilhar a experiência recente acumulada no estado de Minas Gerais com o processo de implantação das Redes de Atenção à Saúde, bem como de outras políticas consideradas exitosas, contribuindo para o fortalecimento do debate e das práticas de gestão da saúde no Brasil.

Já o livro “Canal Minas Saúde: nos bastidores da educação em saúde” tem o objetivo de apresentar o canal que já tem seis anos de história e que agora passa a compor a Escola de Saúde do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), sendo seu papel de informar reconhecido como parte integrante do Sistema Estadual de Saúde.

 

Confira todas as fotos em nosso Flickr.

Por Giselle Oliveira e Luciane Marazzi