O passado de histórias, o presente de resultados e o futuro de potencialidades. Esse foi o tema central das comemorações dos 107 anos da Funed, celebrados na última quinta-feira, 13/11, no Auditório do BDMG. Em clima festivo e de homenagens, o evento contou com a participação de funcionários, aposentados, atuais e novos, além de parceiros importantes que trabalharam juntamente com a Funed nos últimos anos.

Na mesa de abertura, que tratava do passado, o presidente da Fundação, Francisco Antônio Tavares, reforçou a importância da instituição, destacando o papel de cada servidor para o sucesso da organização. De forma simbólica, prestou uma homenagem a dois ex-servidores, que também já foram ex-dirigentes: Agenor Álvares da Silva e João Carlos Pinto Dias.

Os dois receberam uma placa, com o reconhecimento pelas permanentes contribuições e por fazerem parte da construção da história da Funed. “tenho muito orgulho em dizer que fui dirigente desta Casa. A Funed não é feita só de pessoas, de infraestrutura e de recursos. Ela é feita de um passado, de uma bela história de sucesso que ela conquistou e que tenho a certeza de que continuará sendo preservada por todos seus funcionários, como pelo governador eleito e pela sociedade”, disse Agenor Álvares da Silva em seu discurso.

Crédito: Marcus Ferreira

Neto de Ezequiel Dias, fundador da Funed, João Carlos Pinto Dias fez um discurso emocionado, marcado de fatos históricos sobre a Fundação. Ao falar da criação da Funed, João Carlos lembrou da saga do sonho de Oswaldo Cruz em montar um filial do Instituto Manguinhos em Minas Gerais, os primeiros trabalhos realizados como as reuniões e a estruturação da biblioteca científica, o mapeamento e a priorização de algumas  patologias, as contribuições significativas relacionadas à doença de Chagas e a produção de soros antiofídicos. Falou da importante atuação do professor Carlos Ribeiro Diniz para ressurreição da Funed após as crises dos anos 70 e do fomento dado à Pesquisa também com a criação da Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

João Carlos citou vários outros momentos de impacto da Funed pela história e reforçou: “A Funed nasceu de três histórias de amor protagonizadas por de Oswaldo Cruz, Ezequiel Dias e Otávio Magalhães, e tem uma vocação cidadã que passa por muitas vezes pela ética do sacrifício e pelo embate político”, disse.

Resultados

Do passo ao presente. A segunda mesa do evento abordou as principais entregas da Funed no ano de 2014. Foi exibido um vídeo, que sintetiza parte das conquistas (e que pode ser visto na intranet ou no canal da Funed no youtube). Na sequencia, cada Diretor fez uma breve apresentação.

Na Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, alguns dos destaques foram as 23 patentes conquistadas ao longo dos anos; 38 projetos em andamento; o Programa de Incentivo à Inovação (PII), com quatro protótipos de produtos e oficialização de parcerias estratégicas; a criação da 1ª spin-off da Funed; assim como a implantação da rede de plataformas tecnológicas e as melhorias implementadas no Programa Ciência em Movimento – que leva o conhecimento da Funed aos municípios do interior de Minas.

Crédito: Marcus Ferreira

A Diretoria do Instituto Octávio Magalhães reforçou o papel da Funed enquanto Laboratório Central de Saúde Pública de relevância para Minas e para o Brasil, destacando as referências regionais (para diagnóstico de Leptospirose, meningite, difteria, coqueluche e doenças enterais) e nacionais (para diagnóstico de leishmaniose e Chagas); as ações de controle de qualidade analítica realizadas em 69 laboratórios; sua atuação internacional enquanto 1º Laboratório Público pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde para controle da qualidade e pela atuação de referência em Bioameaças e ainda o número de metodologias implementadas somente neste ano: um total de 230.

A produção compartilhada de soros e a capacidade exclusiva da Funed neste ano de 2014 de processar o plasma para produção de todo soro nacional foi um dos destaques apresentados pela Diretoria Industrial. Dentre os outros, estão a aprovação do projeto da Funed para produção de medicamentos fitoterápicos; a produção da Talidomida e o aumento do valor do produto junto ao Ministério da Saúde; os avanços nas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo, em especial na DP do Tenofovir, com a distribuição de 28,5 milhões de comprimidos este ano e o início das obras da unidade I. O credenciamento junto ao Conselho Nacional de Experimentação Animal; a renovação da colônia de camundongos reprodutores; o recorde no fornecimento da vacina contra meningite (12 milhões de dose/ano); e a realização dos primeiros testes de máquina na Unidade V foram outras ações de destaque da Diretoria Industrial evidenciadas durante o evento.

Na Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças, foram apresentadas as melhorias e otimização de processos, como unificação de áreas de suporte, manutenção e qualificação para atendimento a todas as diretorias; o envolvimento e a melhor aproximação com as outras áreas para atendimento na projetos prioritários como as reformas das unidades produtivas; a renovação da frota de veículos; a inserção de jovens aprendizes no ambiente de trabalho por meio da contratação da Assprom; o processo de regulamentação do terreno da Funed junto à Prefeitura; a conclusão do concurso público e as melhorias e otimizaçãos no processod e suprimentos, com adoção do Sistema de Registro de Preços, implantação efetiva do Sistema de Tramitação de Documentos e adoção de novo fluxo de compras com redução de 50% nos prazos processuais.

Futuro

Para falar das potencialidades de futuro da Funed, o presidente Francisco Tavares convidou o chefe de Gabinete, Alisson Bruno Luzia. “Fui chamado para participar da reunião de transição do Governo da área da saúde e, por essa razão, precisarei me ausentar. Mas tenho certeza de que o funcionário da Funed, meu chefe de gabinete, servidor público como eu e que muito me apoiou durante esse ano de gestão na Funed, Alisson, conduzirá este evento com o mesmo afinco”, disse o presidente.

Alisson mostrou os avanços já obtidos no trabalho de planejamento estratégico – o chamando Funed 20 – que está sendo consolidado na Fundação. Começou apresentando a nova missão e visão de futuro da Funed. “Nossa missão até então era participar da construção do SUS. Entendemos que o Sistema Único já está construído e que nosso papel é de colaborar para seu fortalecimento e consolidação, por meio da oferta de soluções em saúde. Vamos além”, disse.

Ao falar da visão de futuro, o Chefe de Gabinete explicou que a antiga tinha uma visão fragmentada da Funed. “Agora, queremos ser, até 2020, uma instituição de saúde pública reconhecida nacionalmente pela excelência em Gestão, no desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico”, afirmou.

Encerrando as apresentações, Alisson provocou umas reflexões sobre o futuro da Funed. De como a organização deve estar preparada para continuar seguindo sua trajetória de sucesso. Citou, por exemplo, a necessidade de que a instituição pense em novos negócios que conjuguem tecnologia da informação, gestão do conhecimento e tecnologia em saúde; concretização da Funed enquanto Instituto de Ciência e Tencologia; o fomento a uma gestão de pessoas com foco no desenvolvimento e na visão de fortalecimento de uma instituição que pratica a inovação aberta; a busca por uma Funed sustentável econômica e financeiramente, além da necessidade de fortalecimento de parcerias estratégicas e para o desenvolvimento produtivo. “Deixo aqui uma mensagem final, resgatando um pouco dos comentários feitos pelo presidente Francisco em seu blog: a disposição de quebrar barreiras e as divisões internas. Que todos possamos pensar numa Funed com um só CNPJ, trabalhando integrada para almejar os resultados esperados pela sociedade”, finalizou.

Quem participou do evento – que foi aberto aos servidores por meio de inscrição – elogiou a iniciativa. “Gostei muito. Fiquei sabendo dos projetos que são feitos, dos remédios produzidos e das metas alcançadas. Achei lindas as homenagens e saber de projetos futuros, com a de construção de um museu, como foi apresentado pela Diretora Esther”, disse Daisyele Melo, funcionária da MGS – Minas Gerais Serviços.

Homenagens

Representando as raízes da Funed, o presente e o futuro, alguns servidores foram agraciados com placas de homenagens durante o evento. “Toda esta celebração dos 107 anos da Funed, a evidência de um passado cheio de histórias, de um presente repleto de resultados e com tantas potencialidades de novos negócios no futuro não aconteceria sem a vontade, a dedicação, o empenho, sem o profissionalismo de muitas pessoas que passaram por esta instituição. Por isso, nada mais justo que homenagear essas pessoas. Infelizmente são muitas o que nos impede de contemplar todas aqui. Mas é importante que todos se sintam homenageados. Todos que fizeram e continuam fazendo da Funed uma instituição forte, sólida e com potencial de muitas colheitas futuras”, disse o presidente Francisco Tavares.

Crédito: Marcus Ferreira

Confira a lista dos homenageados. Representando as raízes da Funed:

- Consuelo Latorre Fortes Dias

- Guilherme Bao

- Ilda de Oliveira Dayrell

- Luiz Simeão do Carmo

- Pio Gomes de Oliveira

Representando todos os colaboradores da Funed de hoje:

- Chequer Bufe Chamone

- Guilherme Prado

- Marina de Castro Figueiredo

- Roberta Beatriz Pereira Silva

- Robson Eustáquio De Paula

- Dário José de Souza de Oliveira

Representando o futuro desta instituição, receberam as homenagens, em nome de todos os outros novos servidores, os recém-nomeados no concurso público da Funed:

- Alessandra Cristine de Souza Matavel

- Alexandre Vítor da Silva

- Beatriz Duarte da Silva

- Madalena dos Santos Freitas

- Flaviane Fernanda Fernandes

A funcionária Roberta Beatriz, chefe da Divisão de Engenharia, foi uma das homenageadas e conta o que achou da experiência. “Entrei aqui em 2009 e não havia ainda participado de nenhum evento deste porte em comemoração ao aniversário da Funed. As homenagens feitas aos servidores do passado, presente e futuro foram um belo reconhecimento ao nosso trabalho. Fiquei bastante surpresa quando o Damião (diretor de Planejamento) me informou que eu tinha sido escolhida para receber a homenagem como servidora do presente, pois acredito que temos várias pessoas merecedoras deste reconhecimento em nossa Diretoria”, disse.

Somada a essa dedicação dos servidores, a Funed conta e contou especialmente neste ano de 2014, com importantes parcerias de outros órgãos e empresas para avançar no cumprimento de sua missão. “Entendemos que a cooperação e o trabalho em rede são essenciais para expandir sua atuação. Por esta razão, prestamos também homenagem a alguns desses parceiros, dentre tantos outros vitais para o sucesso dos projetos da Funed”.

Foram homenageados os seguintes parceiros:

– Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida – Ambiotec, representada por Silvio Arndt;

- Biominas, representada aqui por Eduardo Emerich

- Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – Cosems, representado por Mauro Guimarães Junqueira

- Conselho Estadual de Saúde – CES; representada por Geraldo Heleno

- Novartis, representada por Alexandre Gibim

- Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, representado Tenente Coronel Roberto Nery

- Exército Brasileiro; representado pelo Capitão Tadeu Barradas

– Grupamento de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – Gate, representado pelo Tenente Francis Albert Cotta

O Coral de servidores

O evento contou com a participação especial do Coral de Servidores da Funed. Logo na abertura, o Coral brindou os convidados com a exibição do Hino Nacional Brasileiro e de mais três músicas: Nesta Rua e Trenzinho Caipira, de Heitor Villa Lobos e  Conquest Of Paradise, de Vangelis.

Crédito: Marcus Ferreira

O coral de funcionários da Funed é regido pelo funcionário e estudante de música da UFMG, Délber Natalício Sodré e conta com as vozes de 21 outros servidores. Na apresentação do evento, o coral foi acompanhado por servidores que participam das oficinas de violão e violino na Fundação.

“Participar do Coral é muito gratificante. Foi a primeira vez que o coral se apresentou fora da Funed e foi uma responsabilidade a mais e que acredito que cumprimos bem. Iniciativas como essa e como as oficinas motivam as pessoas, são uma oportunidade para desenvolver o dom, os talentos e devem ser incentivadas na Funed. Enquanto servidora, fiquei muito feliz em ter podido participar dessa comemoração”, disse Raquel Joane Rodrigues, funcionária do Serviço de Controle Biológico, da Diretoria Industrial.

Raquel disse que gostou muito do evento, mas sentiu falta de uma breve apresentação sobre os homenageados. “As pessoas que, como eu, estão na Funed há mais tempo, conhecem os homenageados, sabem o que representou o trabalho deles para a instituição. Mas a maioria não sabia. Faltou falar quem eram as pessoas, por quanto tempo trabalharam na Funed e o que faziam. Mas gostei muito do evento, foi bonito, a mesa de abertura, com a participação do Agenor e do João Carlos foi muito legal. Os vídeos também foram muito legais e toda a dinâmica do evento”, disse Raquel Joane Rodrigues.

Por Assessoria FUNED