Você certamente já ouviu falar do “reumatismo”, mas talvez não saiba que essa doença não existe. É isso mesmo, afinal de contas o termo nada mais é do que a forma popular usada para definir um conjunto de doenças reumáticas.

Existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas (artrose, osteoporose e bursite são alguns exemplos) e elas atingem mais comumente parte do corpo humano responsáveis pela locomoção como os ossos, cartilagens, tendões e articulações, as famosas “juntas”. Porém essas doenças também podem afetar outros órgãos como rins, coração e pulmão.

Outro mito é acreditar que as doenças reumáticas atingem apenas pessoas idosas. Na verdade pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos estão propensas a desenvolvê-las.

É importante ficar atendo aos sintomas que podem indicar o início e desenvolvimento de algum tipo de doença reumática como:

  • Dor, inchaço e calor nas articulações;
  • Dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar;
  • Diminuição da flexibilidade da coluna
  • Dificuldade de movimento nas articulações.

Caso perceba algum desses sintomas procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para receber a avaliação correta e, caso necessário, o encaminhamento para o tratamento adequado.

Por Allãn Passos