O Outubro Rosa é um evento realizado mundialmente e visa a prevenção ao câncer que mais mata entre as mulheres, o câncer de mama. As ações desenvolvidas por todas as instituições que trabalham a causa visam mobilizar as mulheres para a realização da mamografia.

As ações de mobilização social implantadas e repassadas nos seminários regionais pela SES – Secretaria de Estado de Saúde de Mg, multiplicaram-se durante todo o mês de outubro na região.  Com a criação dos núcleos municipais de mobilização, as ações passaram a ser mais efetivas e variadas.

A Unidade do Mamógrafo Móvel, a Exposição dos Sutiãs, o Salão da Solidariedade e as Iluminações estão entre as ações que mais se destacaram no ano de 2014 nesta região.

- Unidade do Mamógrafo Móvel: O caminhão esteve em Tupaciguara entre os dias 22 a 30 de setembro e atendeu a demanda reprimida local. Foram 420 mulheres de 50 a 69 anos de idade. Além das tupaciguarenses, foram contempladas pacientes de Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Canápolis e Centralina, sendo as duas últimas, cidades pertencentes à Regional de Saúde de Ituiutaba.

- Exposição dos Sutiãs: As vinte obras de arte confeccionadas pelos servidores das SRS Uberlândia no ano de 2013 estiveram em exposição entre os dias 1º a 15 de outubro na sede do SESC Regional. Ao visitar a exposição, as pessoas puderam doar lenços e chapéus para as mulheres que estão em tratamento do câncer. No dia 16 de outubro, a exposição esteve na Algar Agro. Já nos dias 17 e 18 de outubro, as peças foram expostas no Center Shopping, durante a ação de mobilização social promovida pelo SESC/SRS Uberlândia. No dia 20, os sutiãs estiveram no Salão da Solidariedade, em Araguari, e de 27 a 31 de outubro, as Unidades de Saúde de Tupaciguara estão recebendo a exposição.

- Salão da Solidariedade: O salão é um espaço destinado à doação de cabelo, em que as mulheres puderam doar seus cabelos para a confecção de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer de mama. A ação aconteceu na Praça Manoel Bonito, em Araguari, no dia 20 de outubro. Ao todo, foram 55 mechas de cabelo repassadas à ONG Semente Esperança , que serão doadas ao Hospital do Câncer de Uberlândia.  Cerca de  100 mulheres fizeram as unhas ao longo do dia. (fotos)

Crédito: Cássio Machado

- Iluminação Rosa: A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais iluminou dois pontos estratégicos em Uberlândia: o Mercado Municipal – (foto)(dias 04, 05, 09, 10, 15 e16) e a Igreja do Rosário (dias 23, 24, 25 e 26 de outubro). A iluminação do dia 16, no Mercado Municipal, brindou os convivas da Feira Gastronômica com a distribuição de material alusivo à campanha além das  chamadas realizadas pela equipe técnica local utilizando o som do evento. A SRS Uberlândia também foi iluminada. Já a Prefeitura de Uberlândia iluminou o Teatro e o Museu Municipais e a Casa da Cultura. O Centro Viva Vida de Referência Secundária de Patrocínio também adotou a luz rosa na sua fachada, como também Igrejas e Prefeituras de Araguari, Monte Carmelo, Patrocínio, Coromandel e Monte Alegre de Minas. A iniciativa privada também participou da campanha iluminando as suas sedes: a Algar iluminou o seu Centro Administrativo e o CDI. Também entra na parceria e foi iluminado de rosa o Uberlândia Business Tower (UBT), o Centro Oncológico do Triângulo (COT), o Oncocentro e a Damasceno Filmes.

Outra ação diferenciada foi o endomarking, que consistiu no levantamento de todas as servidoras que trabalham na SRS Uberlândia que tenham entre 40 a 69 anos, idade preconizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para o rastreamento do câncer de mama. Com o apoio das coordenadorias, cada uma delas recebeu um folheto personalizado, ou seja, com seu nome, tipo “Não enrola Andréa”, criado a partir  em cima do mote “Não enrola Sueli”. Desta forma todas foram mobilizadas, individualmente, para a realização da mamografia.

A maioria dos 18 municípios sob a jurisdição da Regional de Saúde de Uberlândia fizeram ações de mobilização social para o Outubro Rosa. Confira algumas atividades executadas e as já programadas para os próximos dias.

Abadia dos Dourados: Na segunda quinzena de outubro, as Unidades Básicas de Saúde foram decoradas e, consequentemente, o assunto foi abordado com os pacientes. No dia 18 de outubro, na  Praça Manoel Esteves, o médico da Unidade de Saúde esteve presente na ação mobilizadora, e foram atendidas várias mulheres, gerando em média, 40 pedidos de exame de mamografia.

Araguari: além do Salão da Solidariedade e da iluminação do Palácio, que abriga a Prefeitura, todas as Unidades Básicas de Saúde foram decoradas com a temática Outubro Rosa, e também houve o mutirão de prevenção do câncer do colo do útero e encaminhamento para a realização de mamografia, tendo o dia 11, sábado, como o Dia “D”. Para encerrar a programação, no dia 31 haverá atividades artísticas.

Araporã: as Unidades Básicas de Saúde juntamente com a comunidade customizaram sutiãs que ficaram em exposição nos murais das respectivas Unidades durante o mês de outubro. No final do mês acontecerá uma exposição de todas as obras de arte para escolher as mais criativas, que serão premiadas. Houve também a confecção de camisetas da campanha para os servidores municipais da saúde.

Cascalho Rico: as Unidades Básicas de Saúde foram decoradas nos tons rosa e houve a marcação de mamografias. Para completar as ações, a ginecologista que atende no município fez uma palestra com o tema câncer de mama para a população.

Coromandel: a sede a Secretaria Municipal de Saúde foi decorada e uma faixa chamava a atenção do público-alvo da campanha para os cuidados preventivos. A iluminação de prédios públicos foi um alerta toda a população. No próximo dia 30, uma caminhada encerrará as atividades do mês.

Douradoquara: na Unidade Básica de Saúde foi realizado o mutirão do exame de prevenção do câncer de colo do útero e entrega de material gráfico da campanha para as pacientes. Também realizou-se uma passeata mobilizando a população feminina local. (foto)

Estrela do Sul: a Unidade Básica de Saúde foi decorada com cartazes, sendo que cada servidor colaborou com a confecção de uma peça e houve a distribuição de camisetas para a equipe de saúde. Realizou-se palestra para as pacientes e preenchimento do formulário para fazer o exame de mamografia.

Grupiara: o assunto Outubro Rosa foi debatido nos grupos dos idosos e da humanização, e em parceria com um banco, foi realizada uma palestra para os funcionários.

Indianópolis: a equipe de saúde trabalha o mês todo com a camiseta alusiva à campanha, as Unidades de Saúde foram decoradas com os tons rosa e uma palestra com a ginecologista encerrará a mobilização do Outubro Rosa na noite do dia 30.

Iraí de Minas: os servidores da saúde conscientizaram o público-alvo, e no mural da entrada da SMS foi feito um trabalho visual para despertar o interesse das pessoas para a campanha. Houve a distribuição de botons artesanais e publicidade por meio de carro de som.

Monte Alegre de Minas: as Unidades Básicas de Saúde foram decoradas com sutiãs personalizados pelas equipes e comunidade; os servidores da saúde receberam camisetas alusivas ao Outubro Rosa; foi afixada faixa alertando para a causa em um ponto estratégico da cidade; escolas, igrejas e Câmara dos Vereadores promoveram palestras sobre o tema; houve também o trabalho de abordagem do tema nas salas de espera e nos domicílios; bem como a ampla divulgação das ações na rádio local.

Monte Carmelo: a igreja Matriz e a Prefeitura receberam a iluminação especial, as Unidades de Saúde foram decoradas utilizando os tons da Campanha e nas salas de espera, as pacientes foram conscientizadas sobre a prevenção dos cancêres de mama e útero. Realizou-se também a busca ativa de pacientes para a realização das mamografias.

Patrocínio: locais estratégicos da cidade, como a Prefeitura e o Centro Viva Vida de Referência Secundária receberam a iluminação em suas fachadas. A prevenção ficou por conta do mutirão de exame citopatológico e encaminhamento para a realização de mamografia, tendo o dia 11, sábado, como atendimento diferenciado para quem não pode comparecer nas unidades no meio da semana. Foram realizados 2052 exames citopatológicos e encaminhadas mais de 400 mamografias.

Prata: todos os servidores municipais, não apenas os da saúde, receberam camisetas para utilização durante o mês da campanha. Houve parceria com as empresas e igrejas para mobilizaram o público interno  e fiéis, respectivamente, assim como o agendamento da mamografia com um trabalho mais focado dos Agentes Comunitários de Saúde. O tema também foi abordado nas salas de espera das Unidades de Saúde.

Romaria: as Unidades de Saúde foram decoradas com a tonalidade rosa e uma palestra foi realizada pela ginecologista do município alertando as mulheres para o câncer de mama e colo do útero.

Tupaciguara: além de receber a Unidade do Mamógrafo Móvel e a Exposição de Sutiãs da SRS Uberlândia, no dia 27 de setembro, as Unidades de Saúde de Tupaciguara realizaram o mutirão de prevenção do câncer do colo do útero. Houve também uma caminhada no dia 30 de setembro, marco da Campanha do Outubro Rosa em Minas Gerais. (foto)

Uberlândia: além da iluminação e intensificação da campanha nas Unidade de Saúde, diversas caminhadas no Parque do Sabiá marcaram o evento, sendo uma delas promovida dia 27 de setembro pela OAB, dia 11, pelo Hospital do Câncer, outra no dia 12, pelo SESC, e no dia 25, quem organizou o evento foi a Igreja de Deus no Brasil. Já o Setor Distrital Sul promoveu sua caminhada no dia 28. Tanto o Pratic Center como o Center Shopping receberam mobilizações em suas dependências, realizadas pelo Centro Oncológico do Triângulo, e Hospital do Câncer e SESC, respectivamente. Mais de vinte equipes do Programa de Saúde da Família se organizaram e promoveram uma mobilização dos passageiros no Terminal Santa Luzia, e que na oportunidade expuseram os trabalhos das equipes e a exposição dos sutiãs confeccionadas pelos servidores municipais de saúde de Uberlândia. No sábado, dia 25, na Praça Tubal Vilela, no centro de Uberlândia, houve marcação de mamografias para as mulheres de 40 a 69 anos, as quais serão realizadas na Unidade de Atendimento Integrado do Martins. A fotógrafa Cris Fernandes realizou pelo terceiro ano consecutivo uma exposição fotográfica no dia 26, nas qual as mulheres que tiveram ou não câncer, passam, através das imagens, seus recados sobre os cuidados femininos. Além da caminhada, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Uberlândia promoveu palestras para as associadas, no presídio e na penitenciária, desfile e o jogo de futebol no dia 30, das policiais (coturno) versus as advogadas (salto alto). Na manhã do dia 29 foi realizada uma palestra para a atualização, prevenção, rastreamento e tratamento do câncer de mana para   os enfermeiros, assistentes sociais e médicos ginecologistas, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia.

Por Cássio Machado e Lilian Cunha