Lesões na pele, descamações e vermelhidões. Esses são alguns dos sintomas da psoríase, uma doença inflamatória crônica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 3% da população brasileira tem psoríase. A doença pode ser diagnosticada em pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

Pesquisas científicas demonstram que o fator genético seja uma das causas da doença. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.

A psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados por meio de tratamento. O objetivo é proporcionar alívio aos pacientes e o controle da doença em longo prazo. Hoje, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) disponibiliza medicamentos para o tratamento dos pacientes portadores de psoríase.

Crédito: Cláudia Daniel

Como ter acesso aos medicamentos?

O primeiro passo é o paciente solicitar o medicamento por meio de um processo administrativo. Esses processos são montados nas farmácias das Unidades Regionais de Saúde (URS) e passam por avaliação. O paciente com processos autorizados (deferidos) irão receber os medicamentos na farmácia da respectiva da Unidade Regional de Saúde (URS).

A relação de documentos necessários para a abertura de processos, os formulários e outras informações referentes ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica estão disponíveis nas URS e também no site da SES/MG.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibiliza o medicamento dexametasona 0,1% (creme), cujo fornecimento é realizado por meio das farmácias do SUS dos municípios pelo programa de Atenção Primária em Saúde.

Para mais informações ligue 155, opção 02.

Por Núbia Costa