Como você lida com sua Saúde Bucal? Tem dispensado a atenção necessária para o tema ou nem se lembra da última vez que se preocupou com isso? Amanhã, sábado, 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) está apta para atender às demandas do cidadão, muitas vezes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  

Inicialmente, é preciso procurar o atendimento regionalizado, na UBS da sua região. Caso a unidade não possua a equipe de atendimento de saúde bucal, o cidadão será redirecionado para a unidade de referência para a demanda.

As equipes são formadas por profissionais como: cirurgião dentista, auxiliar de odontologia e técnico em saúde bucal. O acolhimento é feito através da escuta qualificada e posteriormente o paciente será encaminhado para o atendimento mais adequado. Dentro dos serviços oferecidos estão desde os de atenção primária, como reparos e obturações, até atendimentos especializados na gengiva, ossos da boca e canal.

A técnica em saúde bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Jaqueline Santos, afirma que o mais importante é o cidadão conhecer seus direitos e procurar o atendimento. “O atendimento de saúde bucal é um direito de cidadania. O SUS oferece diversos tipos de serviço e a porta de entrada é a unidade básica de saúde. É por meio da atenção primária que o paciente receberá o atendimento específico através da rede do Serviço único de Saúde”.

Aproveite a data comemorativa e cuide-se. Procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde ( Posto de Saúde) mais próximo de você. O cuidado de sua saúde bucal é fundamental para garantir o seu bem estar e qualidade de vida.

Ilustração: Cláudia Daniel

O serviço possui acesso garantido e especializado para pessoas que possuem algum tipo deficiência ou necessidade especial. A técnica em saúde bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Jaqueline Santos explica como é realizado o atendimento na rede pública de saúde. Assista no vídeo abaixo:

Por Allãn Passos