O mamógrafo móvel é um caminhão equipado para realizar mamografias e percorre todo o estado

A Unidade Móvel de Mamografia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) estará na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, no período 27/10 a 30/10 e de 03/11 a 07/11. O público alvo são mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. O mamógrafo- móvel funcionária de 8h às 17h, atrás do centro de convivência e é necessário agendamento prévio dos exames, que poderão ser realizados pelos seguintes telefones: 3915-9870/ 3915-9871/3915-9869.

O câncer de mama é um tumor maligno, que se desenvolve na mama por causa de alterações genéticas em células, que passam a se dividir descontroladamente. O melhor exame para detectar o tumor em sua fase inicial é a mamografia. E quando o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura chega a 95%. Ele é o tipo de câncer que mais mata as mulheres em todo o mundo, sendo responsável por 25% de todos os cânceres diagnosticados em mulheres.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são bem conhecidos, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama). Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por medidas como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal.
Saiba mais em: www.saude.mg.gov.br/outubrorosa.

Por Vívian Campos