A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas promove durante todo mês de Outubro ações de mobilização e Prevenção ao Câncer de Mama. Dentre as ações, aconteceu nesta quarta feira 22/10/2014 na Praça Getúlio Vargas o Salão Solidário, que teve como objetivo chamar atenção das mulheres para a prevenção, além de passar informações e incentivar a manter a mamografia em dia.

“O momento agora é de conscientizar a população sobre esse tipo de câncer”, afirmou o Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia. É importante lembrar que a prevenção tem que ser feita em qualquer idade e que o público prioritário são mulheres com idade de 40 a 69 anos. Eventos como o Salão Solidário ajudam muito na mobilização, uma vez que chama atenção facilitando assim o esclarecimento das dúvidas.

Crédito: Luciana Santiago
A adesão da população foi positiva em Patos de Minas. Ao todo, 78 mulheres tiveram as unhas arrumadas e 61 tiveram os cabelos cortados destas mulheres 19 doaram os cabelos para a Instituição “Procurar-se” para a confecção de perucas para as pacientes que estão em tratamento contra o câncer. A Professora e Confeiteira Fabíola Almeida levou sua filha Maria Fernanda Almeida e Silva para fazer a doação e disse que “é muito bom saber que minha filha já tem consciência do quão importante é fazer essa boa ação, fiquei feliz quando ela teve a iniciativa e me pediu pra fazer a doação para ajudar quem enfrenta essa doença”.

O mês de Outubro esta repleto de ações de mobilização e conscientização. Hospitais, Faculdades, CDL, e várias outras instituições aderiram à campanha. Dentre as ações estão a divulgação da campanha e também a iluminação de alguns lugares com a cor rosa. A última semana de outubro será muito movimentada. Os lojistas enfeitarão as vitrines com peças e adereços rosa além de usarem o laço que remete a campanha. A Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas também desenvolverá ações internamente. Gincanas, Rodas de Conversa, Palestras, tudo voltado para a conscientização do Outubro Rosa.

Por Luciana Santiago