A Secretaria de Estado de Saúde de Minas promoveu, na terça-feira, 21, em Montes Claros, o Salão Solidário da Campanha Outubro Rosa, na Praça Doutor Carlos Versiane, região central da cidade.  O Salão Solidário, que aconteceu de 09h às 17h, funcionou como ponto de coleta para doação de cabelos e outros serviços de beleza para as mulheres. O sentimento de solidariedade estava presente desde o início das atividades do salão.  A estudante Melissa Guimarães já aguardava as profissionais desde às 8h da manhã para fazer sua doação. “Fiz questão de vir mais cedo para contribuir com a campanha. Fiquei muito feliz de ser a primeira a fazer a doação”.

O mesmo sentimento levou mãe e filha a participarem do evento, como conta a estudante Maria Eduarda Souto, de 16 anos. “Eu já tinha vontade de doar a algum tempo e vivia falando com minha mãe, mas ela só se decidiu depois de ouvir sobre a campanha no rádio”.

“Foi o espírito de solidariedade que me fez doar. Eu ouvi uma entrevista da coordenadora da campanha ontem na rádio, convidando as pessoas que tinham os cabelos longos para vir participar, falando da importância desse cabelo para as mulheres. Fiquei comovida e resolvi então ajudar”, disse Clara Elisa Alves Souto, mãe da estudante.

O salão também contou com estrutura de cabeleireiras e manicures que realizaram uma média de 160 cortes normais, tratamento de 100 unhas das mãos e 32 cortes de doação de cabelos.

Mulheres cuidam da autoestima e recebem informações sobre cuidados com a saúde no Salão Solidário.

Também presentes na praça, a Secretaria Municipal de Saúde, que ofereceu informações à população e agendamento de exames de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia; as Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE, montou  estande que ofereceu tratamentos de pele, dicas estéticas, argiloterapia, clareamento facial e exames gratuitos. As Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc contribuíram com estande próprio com realização de exames e tapagem sanguínea, Avon Cosméticos, Hospital Dilson Godinho com distribuição de informativos e sorteio de brindes para os visitantes e apoio da FM Itatiaia.

Por Bia Andrade

Enviar para impressão