Segundo caso da doença é confirmado em Minas


Entre os dias 20 e 21 de outubro a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza em Belo Horizonte capacitação de 300 profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de pacientes com suspeita de febre Chikungunya. Essa é uma das ações de enfrentamento da doença promovidas pela SES-MG, tendo como principal objetivo treinar médicos e enfermeiros de todas as regiões do estado, da rede pública e privada de saúde, para disseminar informações clínicas sobre a doença.

Segundo a coordenadora Estadual do Programa de Controle Permanente da Dengue da SES-MG, Geane Andrade, a ideia é fazer com que esses profissionais conheçam os sintomas e tratamento específico da doença, sabendo inclusive diferenciar o diagnóstico da febre Chikungunya ao de dengue. “A capacitação de médicos e enfermeiros faz parte da estratégia da SES de enfrentamento da doença, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Neste momento é fundamental que os profissionais do interior saibam como diagnosticar corretamente a doença, sabendo diferenciar a Chikungunya da dengue. Esses profissionais de saúde serão referência no estado, para que o treinamento possa ser ampliado a todas as regiões”, afirma.

Crédito: Marcus Ferreira

Os sintomas da febre Chikungunya são muito parecidos com os da dengue, incluindo dores no corpo, nas articulações, manchas vermelhas na pele e febre acima dos 38,5º. O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença. O vírus causador da febre Chikungunya é transmitido pela picada da fêmea de dois mosquitos, o Aedes aegypti, presente em áreas essencialmente urbanas e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada e após um período médio de incubação de dez dias já se torna capaz de transmitir a doença a um humano.

A grande maioria das cidades mineiras tem circulação de pelo menos um desses vetores de transmissão da doença, o que demanda maior atenção tanto dos profissionais de saúde quanto da população. “Estamos em alerta pelo grande número de municípios do estado que possuem os vetores de transmissão da febre. A forma de prevenção é a mesma utilizada para a dengue, de eliminação dos mosquitos transmissores. Por isso é fundamental que a população fique atenta para não deixar água parada em caixas d’água, bebedouros de animais, piscinas, calhas e depósitos de lixo, uma vez que nenhum dos dois insetos sobrevive sem água”, afirma Geane Andrade.

Novo caso de febre Chikungunya é confirmado no estado

Foi confirmado hoje um novo caso da febre Chikungunya no estado, no município de Coronel Fabriciano. Trata-se de um caso importado, de uma mulher de 34 anos que teria adquirido a doença na Venezuela. Esse é o segundo caso confirmado da doença em Minas. O primeiro foi confirmado no município de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente, oito cidades mineiras possuem casos suspeitos da febre Chikungunya. São elas: Montes Claros (1), Contagem(1), Belo Horizonte (3,) Viçosa (1), Pitangui(1), Ipatinga(1), Lavras(1) e Varginha(1). Outros quatro casos que estavam em análise já foram descartados.

Por Jéssica Gomes

Enviar para impressão