Ação de mobilização englobou prevenção e conscientização sobre febre Chikungunya, além das atividades de combate à dengue

Sabe todos aqueles cuidados que você já tem para não deixar acumular água em objetos e impedir o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti? Pois é, agora eles têm que ser reforçados! Além dos cuidados com a dengue é preciso redobrar a atenção com a Febre Chinkunguya, doença transmitida pelo mesmo mosquito vetor da dengue. Além dele, outro vetor também transmite a doença, o Aedes albopictus.

E justamente para conscientizar a população sobre as formas de se prevenir dessas doenças, o município de Matozinhos (SRS Belo Horizonte) recebeu a ação da força tarefa para combater os focos dos mosquitos. Agentes da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), com apoio dos agentes municipais, visitam as residências e terrenos vazios da cidade em busca de focos dos mosquitos desde terça-feira (14).

Após o trabalho de mobilização com os moradores e comerciantes, na sexta-feira (17) e no sábado (18) foi feita a troca de objetos que oferecem risco de acúmulo de água, se descartados incorretamente, como garrafas pet, latinhas e pneus por material escolar. Os moradores levaram os materiais inservíveis até o dengômetro e, de acordo com a quantidade, trocaram por lápis, borracha e cadernos.

Crédito: Allãn Passos

Para receber um caderno era necessário levar 15 latas ou pets. Cada três latas ou pets podiam ser trocados por um lápis ou uma borracha. E cada pneu foi trocado por 2 cadernos. No total, foram recolhidos mais de três mil garrafas pet, 5400 latinhas e aproximadamente 400 pneus, que foram trocados por mais de 2 mil lápis, mil borrachas e 800 cadernos.

A vigilante Rosangela dos Santos fez questão de levar todos os pneus que conseguiu recolher e se mostrou preocupada com a saúde da família. “Essa nova doença faz a gente ficar mais preocupada, ainda mais com criança em casa. Não deixo água parada e estou sempre de olho no quintal para ver se está tudo limpinho”, afirma. Ela trocou 14 pneus por 28 cadernos que já têm destino certo. “O material escolar do ano que vem já está garantido. Vou até doar alguns pra minha sobrinha”, contou sorridente.

Já o comerciante Raimundo Torres ressaltou a importância de eliminar os focos, especialmente após a confirmação do primeiro caso de Chikungunya em Minas Gerais, justamente em Matozinhos. “Eu sempre falo com meus clientes e vizinhos sobre a prevenção da dengue. Agora com a Chikungunya, que foi aqui pertinho da gente, não adianta nada só um fazer a sua parte, tem que ser um trabalho de todos”.

As ações de combate à febre Chikungunya são basicamente as mesmas da dengue. Basta não deixar água parada e nem acumulada em pneus, garrafas, latas, vasos de planta e outros recipientes. Ações que podem, e devem, ser feitos por cada um de nós, todos os dias.

E não há idade para começar a se tornar um cidadão consciente. Um belo exemplo foi dado pelas irmãs Alice e Thammy, de cinco e oito anos respectivamente. As duas trouxeram latas e garrafas no quintal de casa e trocaram pelo material escolar. Felizes com o resultado, as pequenas ainda deixaram um recado para todos nós. Confira no vídeo abaixo   

 

Por Allãn Passos

Enviar para impressão