As pessoas que circulavam pela Praça Sete nesta sexta-feira (17/10), foram surpreendidas por uma chuva de pétalas de rosas. A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), teve como objetivo alertar as pessoas, principalmente as mulheres entre 40 e 69 anos, sobre a importância da realização da mamografia para identificar precocemente o câncer de mama e, assim, aumentar as chances de cura da doença.

Realizada ao meio dia, a ação praticamente parou o cruzamento entre as avenidas Amazonas e Afonso Pena, encantando pedestres, motoristas e comerciantes que estavam no local. A funcionária de uma empresa de contabilidade, Claudia Arantes Figueiredo, ficou sensibilizada. “Para mim, foi muito mais que uma ação para lembrar a importância da mamografia; foi uma ação de carinho com todas as pessoas que passam pela Praça Sete”, afirmou.

Crédito: Marcus Ferreira

Além da chuva de pétalas de rosas, servidores da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) também entregaram botões de rosas e o material informativo da campanha que tem como conceito: “Não enrola Sueli”. Faça a mamografia já e viva o futuro. Fale da mamografia com as mulheres que você conhece”. A finalidade da campanha é chamar a atenção e incentivar mulheres que estejam na faixa etária entre 40 e 69 anos a fazerem a mamografia. A adolescente Sheila Ariene Oliveira Ramos fez questão de parar para observar a chuva de pétalas de rosas e levar o material informativo para a mãe e para a avó. “Sei que ainda não estou na idade de realizar a mamografia, mas penso muito na minha mãe e na minha avó. Vou levar as rosas e o material que ganhei para elas”, disse.

Para Sérgio Bicalho, coordenador do Programa Estadual de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, essa e outras ações realizadas pela SES-MG visam mobilizar as mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde. “O diagnóstico precoce do câncer de mama é o melhor caminho para a prevenção. Esta ação de hoje também serve de alerta para as mulheres cuidarem da saúde e não deixarem de realizar a mamografia”, disse. A chuva de pétalas de rosas na Praça Sete contou também com a parceria da Holambelo Flores e Plantas, da BHTRANS e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

Por Alessandra Maximiano.