Nos dias 10 e 11 de outubro, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem participaram da Ação de Saúde que ofereceu à população de Montes Claros diversos serviços gratuitos de saúde, agendamento de mamografias e outros exames. A ação, que faz parte do calendário oficial da Campanha Outubro Rosa no município, foi realizada na Praça Doutor Carlos Versiani e ofereceu também aferição de pressão arterial, exames de glicemia e orientações médicas com cardiologistas, ginecologistas e mastologistas. “Nossa expectativa é atender mil mulheres. Esse serviço vai ser exclusivamente para as mulheres, mas os profissionais estarão de prontidão para o esclarecimento de dúvidas também dos homens”, explicou Thiago Simões, coordenador do Grupo de Atenção à Mama (PROMAMA), do Hospital Dilson Godinho.

Outra novidade foi a aula de Zumba, uma modalidade de dança acrescentada ao calendário do Outubro Rosa deste ano para incentivar a população a começar a prática de algum exercício físico. Quem passava pela praça, como a professora Maria Ercília de Matos, aprovou a iniciativa. “Gostei muito desse movimento aqui na Praça, que serve de alerta para todas nós mulheres, de que é preciso se cuidar para viver mais, com saúde e também felicidade”. Ainda não tenho idade para fazer a mamografia, mas vou trazer minha mãe para agendar o exame. Essa ação tornou tudo mais prático para a gente”, disse.

A ação foi realizada pela Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho (Hospital Dilson Godinho) em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, a Avon Cosméticos, a Rádio Itatiaia FM e o Exército Brasileiro. Márcia Sandra, gerente da Avon no Norte de Minas falou sobre o apoio da Fundação às mulheres. “A Avon tem projetos específicos para o câncer de mama e violência contra a mulher e tem patrocinado por todo o Brasil ações como essas. Hoje estamos distribuindo informativos e ensinando a como se proteger, falando sobre a nossa Fundação e oferecendo oportunidades de trabalho como revendedoras da empresa, ter sua independência financeira e sua autoestima elevada sempre, pois se cuidar é o mais importante”, fundamenta.

Atendimento

O Hospital Dílson Godinho, através do Grupo de Atenção à Mama (PROMAMA) já realizou mais de 23 mil mamografias nos últimos quatro anos. De 2010 a 2013 foram realizados 19.004 exames e, em 2014, até o início deste mês, já foram realizados mais 4.325 procedimentos. A maioria dos exames foi realizada através do Sistema Único de Saúde. Segundo estimativas do Instituo Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, até o final de 2014.

Por Fabrícia Andrade.