A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) apresentará na próxima terça-feira, 30/09, no Palácio da Liberdade, às 16 horas, a Campanha “Outubro Rosa”. Há três anos, a Secretaria abraçou a proposta mundialmente conhecida como Outubro Rosa, que em Minas é apoiada pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais.

Este ano, ações realizadas em diversos pontos do estado vão buscar sensibilizar o público para a importância da prevenção. Entre as novidades, está o Salão Solidário, a ser instalado em lugares estratégicos como Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora, Barbacena, Divinópolis, Diamantina, Governador Valadares, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha (cidades confirmadas até o momento). O salão, cujo objetivo é melhorar a autoestima das mulheres e estimular a realização de mamografias, permanecerá um dia, de 9h às 17h, em cada município. Neste espaço, será oferecido corte de cabelo e serviços de manicure e pedicure. As mulheres que desejarem podem doar seus cabelos para a confecção de perucas destinadas às pacientes em tratamento contra o câncer de mama.

Um monumento ou prédio público de Belo Horizonte, Barbacena, Diamantina, Governador Valadares, Ponte Nova, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Montes Claros, Divinópolis, Juiz de Fora, Varginha, Uberlândia, Uberaba, receberá uma iluminação especial, que irá colorir de rosa o local durante dois dias, por três vezes no mês de outubro.

O Outubro Rosa conta, ainda, com a participação de um rol de mulheres que, pela própria atuação profissional, em variados veículos de mídia, blogueiras, hospitais ligados à saúde da mulher, secretárias de estado, entre outras, prestam apoio à iniciativa e que, por isso, foram designadas comomadrinhas da campanha, promovendo a divulgação do Outubro Rosa. Todas as informações sobre a campanha, divulgação e mobilização estarão disponíveis a partir do dia 30 de setembro no site saude.mg.gov.br/outubrorosa.

Estarão presentes no lançamento da campanha o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, o Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais, Clécio Ênio Murta de Lucena, as madrinhas do outubro rosa e Selma Maria de Souza, moradora de Itaúna, que descobriu o câncer por meio de uma mamografia realizada em uma das unidades móveis e vai contar sua história.

Medidas de prevenção

Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino e muitas vezes, a principal razão é o diagnóstico tardio. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados, para este ano, mais de 57 mil casos da doença no Brasil e 5.210 novos casos em Minas. Para minimizar o agravamento da doença e possibilitar maior chance de cura, o Estado investe na ampliação do rastreamento e oferece a mamografia para as mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, o que permite que mais de 750 mil mulheres sejam beneficiadas por ano. Esta medida aumentou o número de mamografias realizadas, melhorou de acesso ao tratamento, que deve ser realizado em 30 dias no máximo, a contar da data do diagnóstico da doença, e elevou as chances de cura da doença, que podem chegar a 95% dos casos.

Em 2013, foram realizadas mais 650 mil mamografias em Minas, sendo que, deste total, quase 35% foram em mulheres com idade entre 40 e 49 anos. Com a ampliação da faixa etária, cerca de três milhões e 381 mil mulheres já foram atendidas no estado.

Lançamento da Campanha Outubro Rosa

Data: 30/09/2014

Local: Palácio da Liberdade (Jardins do Palácio)

Por Luciane Marazzi