O Núcleo de Vigilância Epidemiológica regional de Teófilo Otoni promoveu nos dias 10 e 11 de junho, diversas reuniões com as referências técnicas municipais de sua jurisdição para esclarecer sobre a inserção do Programa de Controle da Esquistossomose no Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde e a importância das mudanças na prevalência do programa.

O Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais engloba seis eixos, conforme Resolução SES nº 4.238/2014, a saber:  Promoção da Saúde, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador, Vigilância da situação da saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.

Segundo os técnicos da Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Teófilo Otoni, as ações do Programa de Controle da Esquistossomose que serão executadas no projeto de fortalecimento, englobam o Exame Coproscópico (exame de fezes) quantitativo, que analisa o índice de infecção de cada paciente através da contagem de ovos, investigação epidemiológica de casos e educação em saúde.

As referências técnicas municipais terão os meses de Junho, Julho e Agosto para elaborarem um cronograma de ações a serem executadas no ano de 2015, e este cronograma será avaliado em outubro de 2014. Os meses de Setembro, Outubro e Novembro serão destinados à estruturação da parte física, como laboratórios, microscópios, pessoal, etc e será avaliado em Fevereiro de 2015.

“É importante que o município participe ativamente deste programa, pois além da cobertura de medicação dos munícipes, o município que cumprir a meta determinada estará adquirindo mais recursos para a saúde e com a mudança do critério da prevalência mais pessoas serão tratadas”, ressaltou a Referência Técnica do Programa de Controle da Esquistossomose da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Mauritônio Luiz Rodrigues.

Por Lineu Cardoso

Enviar para impressão