Tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo/Eventos de massa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) observou a necessidade de intensificação das ações de vigilância, prevenção e tratamento relacionadas aos agravos transmissíveis. Para tratar desse e outros temas, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena promoveu uma reunião com referências dos municípios jurisdicionados.

Na ocasião, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Barbacena, Silvania Roman, palestrou sobre sistemas de informação (SINAN, DTA, MDDA), investigação epidemiológica de surtos/eventos, orientações para municípios envolvidos na Copa do Mundo, ações de epidemiologia no Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde e orientações sobre a Portaria 104 de 25/01/2011 do Ministério da Saúde (que define a relação de doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória em no território nacional) e Resolução SES-MG 3244 de 25/04/12 (que acrescenta agravos estaduais à lista nacional de doenças de notificação compulsória).

Também foram repassados protocolos de vigilância de meningites, coqueluche, doenças transmissíveis por alimentos e manuais de agravos transmissíveis (tétano, rubéola, difteria, botulismo, hepatites, poliomielite, febre tifoide, hepatite A e catapora).

O intuito é informar e orientar os municípios para que estejam atentos e preparados para identificação de agravos e conduta em possíveis casos, uma vez que a Copa do Mundo e outros grandes eventos geram grande movimento de turistas, aglomerações e manifestações. A reunião também visou o reforço de outros temas pertinentes da vigilância epidemiológica incluindo as diretrizes do Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Por Priscila Rezende