O Núcleo Municipal de Mobilização Social de Ibiá desenvolveu um trabalho de conscientização que envolve criatividade e orientações de combate à dengue. As crianças do município, jurisdicionado à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, têm atuado de maneira fundamental na prevenção da doença, tornando-se protagonistas do projeto “Minha Casa Sem Dengue”.

Crédito: Patrícia Massuda

A colaboração dos pequeninos aconteceu de forma bastante divertida durante o concurso de desenho promovido pela Equipe de Atenção Primária da Unidade de Saúde Salvino Basílio e equipe de Vigilância em Saúde, em parceria com escolas localizadas nos bairros Rosa Maria, São Dimas, São João, Niterói e Bela Vista, região de abrangência da Unidade.

Para a chefe de Vigilância em Saúde de Ibiá, Patrícia Massuda, o projeto conseguiu mobilizar toda a população para o combate da dengue. “Esse projeto serviu como um incentivo mesmo. Todos querem ter o banner em casa e colaborar na prevenção à dengue. As crianças adoraram participar e se tornaram grandes aliadas no combate à doença”, afirmou Patrícia.

Todos os estudantes foram chamados para participar do projeto e apresentar um desenho que representasse o trabalho de conscientização e prevenção à dengue. Os desenhos foram expostos e avaliados por uma comissão julgadora, sendo que os três primeiros colocados receberam uma cesta de prêmios.

O desenho campeão, da jovem Anne Carla Pereira da Silva, estudante da Escola Municipal São Dimas, passou a estampar o banner entregue aos moradores que tivessem suas residências livres de focos de proliferação do Aedes aegypti.

A ação, iniciada em novembro do ano passado, tem mobilizado a população para a prevenção constante do mosquito vetor da doença e o banner serve como um selo de reconhecimento. Os agentes visitam as casas dos moradores a cada dois meses e o banner só fica na residência em que não for encontrado nenhum inservível ou focos de proliferação da doença.

Por Allãn Passos

Enviar para impressão