Buscando alinhar a política de ações para combater a transmissão de dengue nas cidades que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Dengue realizou ontem, 15/04, na sede da SRS, uma reunião técnica com representantes do Núcleo Central, do Comitê Regional e gestores dos municípios da região. Também participaram do encontro os membros das equipes técnicas de atendimento de saúde, coordenadores das unidades de atendimento e representantes do Ministério Público local.

Além do município, outras 22 cidades jurisdicionadas à SRS Divinópolis apresentaram alta e média transmissão da dengue nas últimas semanas. Em função disso, o objetivo do encontro foi definir um plano emergencial de atuação, a partir dos três eixos de combate à dengue – vigilância epidemiológica, mobilização social e assistência ao paciente.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Programa Estadual de Enfrentamento à Dengue e referência técnica em dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Geane Andrade. A coordenadora ressaltou a importância dos cuidados necessários especialmente nesse período do feriado prolongado, uma vez que a movimentação de pessoas em Divinópolis e em cidades próximas será muito maior que o habitual, o que pode aumentar a transmissão da doença.

“A dengue não deve ser tratada como rotina. É necessário um planejamento estratégico imediato para utilizar todas as ferramentas possíveis, inclusive os recursos já liberados pelo Governo do Estado, para o combate à dengue. A prevenção deve ser feita de maneira permanente, com o apoio da população e uma atuação conjunta de todos os órgãos de saúde, com o direcionamento correto dos casos para as unidades de referência”, enfatizou Geane.

Ao final da reunião a Superintendente da SRS de Divinópolis, Kênia Silveira Carvalho, fez um balanço das discussões: “O trabalho desenvolvido pelos Comitês e esse alinhamento entre Estado, Regional e Municípios é essencial. Esse trabalho conjunto traz importantes respostas e enriquece a discussão sobre a saúde. Iremos melhorar o processo de Atenção Básica e potencializar aquilo que temos para contribuir na redução dos índices”, declarou.

Também foi ressaltado no encontro que, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), cerca de 60% dos focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue foram encontrados em depósitos como vasos de plantas e lixo produzido e armazenado de forma incorreta nas residências.

Regionais que apresentam municípios em situação de média e alta transmissão da dengue como Unaí e Passos também receberam essa visita técnica do Comitê Estadual. O próximo encontro será realizado na Regional de Sete Lagoas, entre os dias 28 e 30 desse mês.

Por Allãn Passos e Alexandre Dutra

Enviar para impressão