Na manhã desta quarta-feira, 2/4, a cidade de Ponte Nova foi sede da Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Leste do Sul. O evento aconteceu na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (Amapi) e contou com a participação de 48 dos 53 municípios mineiros que fazem parte da região Leste do Sul.

Além do Coordenador Estadual da Rede de Urgência e Emergência e responsável pela apresentação da oficina, o médico Rasível dos Reis Santos Júnior, participaram da cerimônia de abertura o prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, o secretário municipal de saúde da cidade, Ivan José da Silva, a superintendente regional de Saúde de Ponte Nova, Maria de Fátima Alves Costa Pereira e a diretora da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, Soraia Carvalho.

Os municípios foram representados pelos seus prefeitos, vice prefeitos, gestores de saúde e assessores municipais. A proposta da oficina foi apresentar o mapeamento da Rede de Urgência e Emergência, feito pelo Governo do Estado, das cidades que irão receber os serviços. Além disso, a reunião tratou da proposta de criação do Consórcio Intermunicipal para gerenciar toda a Rede.

Rasível ressaltou que todos os 53 municípios devem estar unidos para a implantação deste projeto de saúde. “Um dos grandes objetivos é reduzir os óbitos e as complicações dos pacientes atendidos pelo SAMU”. Segundo ele, várias regiões do Estado de Minas Gerais já são atendidas. “Com a implantação dessa rede, esperamos cobrir toda a população da região Leste do Sul ou grande parte dela”, disse o coordenador estadual do projeto.

A Política Estadual de Urgência e Emergência foi regulamentada por meio da Resolução SES nº. 2.607, de dezembro de 2010 e visa o atendimento em tempo e local oportunos, evitando sequelas e mortes evitáveis, possibilitando com isso uma sensível melhoria na qualidade da assistência à saúde e contribuindo para a redução de mortes e complicações.

A Região Ampliada de Saúde Leste do Sul, que possui uma população estimada de 700 mil habitantes, será atendida por 23 ambulâncias do SAMU. Serão quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), que são ambulâncias equipadas para atendimento de média complexidade - UTI móvel, com médico, enfermeiro e condutor socorrista, e outras 19 Unidades de Suporte Básico (USB), ambulâncias com equipamento para atendimento proporcional e com técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Ponte Nova receberá 1 USB e 1 USA, além de ser o município onde será implantada a Central de Operação e Regulação do SAMU, que terá custo de aproximadamente R$ 5 milhões. O prefeito de Ponte Nova informou que a central instalada no município vai gerar de 100 a 400 empregos imediatos. Para o secretário municipal a aquisição das ambulâncias pelos municípios “é um avanço enorme, pois irá reduzir o tempo de atendimento do local do acidente até a porta do hospital”, ressaltou Ivan.

O prefeito de Ponte Nova também comemorou o avanço. “Estamos extasiados de alegria por termos conquistado mais saúde para Ponte Nova e região. Ponte Nova mais uma vez se torna protagonista de sua região por ser uma cidade pólo, macro e microrregional”, frisou Guto.

Os municípios, através do Consórcio Intermunicipal, têm o prazo até 30 de maio deste ano para enviarem a documentação necessária para aquisição do projeto Rede de Urgência e Emergência. Após o envio dos documentos, haverá a liberação do recurso para a construção da Central de Operação, em Ponte Nova, e a expectativa é que no 1º semestre de 2015 os municípios comecem a ser contemplados com as ambulâncias – USB e USA.

Por Wesley Moreira