Novo site facilita acesso ao acervo fotográfico do Estado e às fotos referentes às notícias divulgadas pelos órgãos que integram a administração estadual

Nesta quarta-feira (02/04), a Superintendência Central de Imprensa (SUPIM) lança o Portal de Fotos do Governo de Minas, ferramenta online que reúne e disponibiliza a produção fotográfica que acompanha as principais notícias alusivas ao governador do Estado e às ações dos órgãos ligados ao Executivo mineiro. No endereço www.agenciaminas.mg.gov.br/fotos, qualquer internauta pode visualizar e fazer o download de fotografias de qualidade e em alta resolução para utilização em quaisquer meios, desde que citados os créditos e fonte das imagens.

O objetivo do Portal de Fotos do Governo de Minas é descentralizar a gestão das fotografias e disponibilizar, de forma mais intuitiva e ágil, o conteúdo fotográfico do Estado a toda a imprensa e ao público em geral. Além da cobertura fotográfica de ações do Governo do Estado, o portal disponibiliza imagens de autoridades estaduais, sítios e patrimônios históricos, naturais e culturais, além de eventos oficiais. O site oferece inicialmente um cardápio com 14 seções, como Copa do Mundo, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Cultura, dentre outras. As fotos estão classificadas por tema, data e outros critérios de busca, o que torna mais fácil a localização por parte dos usuários.

Mais opções de busca facilitam localização de fotos

Entre as vantagens de reunir as fotos produzidas pelos setores de comunicação dos diversos órgãos estaduais em um só ambiente virtual estão o acesso facilitado do internauta ao acervo fotográfico e às atualizações das imagens do Governo de Minas, o download livre de todas as fotografias do Governo do Estado em alta qualidade, a gestão específica e especializada da qualidade do conteúdo publicado e a redução do envio de e-mails com grande volume de megabytes nos releases distribuídos à imprensa, já que os jornalistas poderão acessar as fotos diretamente no portal.

Todas as fotografias são postadas com informações sobre o evento ou tema, personalidades retratadas e crédito do fotógrafo. Além disso, o material é discriminado com critérios de data, tema ou eventos especiais, ampliando a busca para além das divisões apenas por secretaria. A capa do site contém, ainda, uma seleção das principais imagens do dia.

O layout do Portal de Fotos do Governo de Minas foi elaborado de acordo o novo padrão adotado pelo Estado, que prioriza a navegabilidade e o acesso mais fácil à informação buscada pelo usuário. O novo modelo já foi adotado pelos sites das secretarias de Estado de Saúde, Educação, Transportes e Obras Públicas, Cultura, Governo, Desenvolvimento Social, Casa Civil e outros.

Desde outubro de 2012, está no ar também o site Agência Minas Multimídia (www.agenciaminasmultimidia.com.br), que disponibiliza o acervo e a atualização de notícias em áudio e vídeo produzidas pelo Núcleo de Rádio e TV do Governo do Estado. São  entrevistas, boletins de rádio, flashes de TV e reportagens especiais de alta qualidade e resolução para internautas cadastrados. Todas as reportagens são atualizadas frequentemente e podem ser baixadas, compartilhadas em blogs e redes sociais e reproduzidos, sem ônus, em programas de rádio e telejornais.

Clique aqui para acessar o Portal de Fotos do Governo de Minas!

Por Agência Minas

Enviar para impressão