Crédito: Augusto do Monte – ACS/SRSTO

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta semana, de 25 a 28 de março, uma capacitação para os agentes municipais de saúde para implantação do novo inseticida de combate à dengue, o NOVALUROM, para os municípios da área de abrangência da regional de Teófilo Otoni. Neste primeiro módulo serão capacitados agentes dos municípios de Serra dos Aimorés, Nanuque, Carlos Chagas, Pescador, Nova Módica e São José do Divino.

O uso do Novalurom em água potável no Brasil foi autorizado pela ANVISA em 11 de Novembro de 2010, através da Resolução RE N.5148, sendo assim, o Novalurom é indicado como larvicida, para uso em água potável no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti, tendo eficácia e efetividade em condições de campo em recipientes tratados e com troca diária de água de oito semanas em média no controle das larvas do Aedes aegypti.

Para o Supervisor de Endemias da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Rogério Souza Gonçalves, “esta capacitação visa levar  informações técnicas aos agentes municipais de combate a endemias quanto ao manuseio, diluição, transporte e cubagem aos depósitos nas unidades domiciliares em combate à dengue”.

Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde pretende capacitar aproximadamente 300 agentes municipais de saúde somente na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, onde as capacitações terão continuidade nas próximas semanas para os agentes dos municípios de Padre Paraíso, Catuji, Itaipé, Caraí, Satubinha, Angelândia, Ataléia, Frei Gaspar e Ouro Verde de Minas.

Por Lineu Cardoso - ACS/SRSTO

Enviar para impressão