O canal entre o novo centro e os pacientes com câncer se dará por meio das unidades de saúde do Estado. Os resultados de cada pesquisa serão apresentados ao governo que, por sua vez, poderá aplicar às pessoas atendidas.

Durante o evento, o presidente Francisco Tavares, assinou, juntamente com o Secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Wagner Ferreira, e com o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Nárcio Rodrigues, uma resolução conjunta para instituição da Rede de Pesquisa e Prevenção do Câncer da Mulher (RPPCM). A rede tem como objetivo proporcionar a Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública, na área de câncer da mulher, através da pesquisa científica, para atender as demandas do Sistema Único de Saúde.

Crédito: Henrique Chendes

“Participei dessa discussão ainda enquanto secretário-adjunto na Secretaria de Estado e hoje estou muito feliz com a concretização dessa parceria e com a posição signatária da Funed numa resolução conjunta desse porte. É fundamental que a Funed, sobretudo em função do corpo técnico qualificado que possui, exerça papel de liderança nas pesquisas no âmbito do SUS mineiro”, afirmou o presidente.

O Centro de Pesquisa

Instalado em uma área de aproximadamente 400 metros quadrados em prédio anexo do Hospital Luxemburgo, no bairro do mesmo nome, o Centro de Pesquisa Mário Penna contará com espaço para pesquisas básicas, epidemiológicas e clínicas sobre o tema. “Investimos cerca de R$ 6 milhões na reforma e na compra de equipamentos. Parte do valor é do próprio Instituto e outra foi adquirida por meio de um convênio com a Fapemig e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, afirmou Paolla Perdigão, diretora geral do Centro de Pesquisa.

De acordo com o Hospital, a linha da primeira pesquisa a ser desenvolvida no local já está definida. Dando continuidade a um estudo da rede nacional de pesquisa clínica em campo, do Ministério da Saúde, os pesquisadores vão se debruçar sobre o câncer de pulmão. Estudos sobre câncer de mama e de colo de útero – os mais comuns entre as mulheres – também serão priorizados.