Crédito: Lilian Cunha

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) realizou em Patos de Minas, nesta terça-feira, 11/03, a 1ª Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência na Macrorregião Noroeste. Estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre prefeitos, gestores de saúde, presidentes de câmaras municipais, assessores jurídicos e promotores de justiça dos 33 municípios que compõem a região ampliada de saúde, que englobam as regiões de saúde de Patos de Minas e Unaí.

A primeira oficina, de uma série de sete que serão realizadas, teve como objetivo apresentar a Rede de Urgência e Emergência, mapa dos pontos de atenção e a proposta de criação de um Consórcio Intermunicipal para gerenciar a Rede Macro. “Até a operacionalização do serviço, haverá muitas discussões intersetoriais. É importante saber que nem todos os municípios terão ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no entanto, todos eles serão atendidos e farão parte desta rede”, afirmou Lindomar Marques Babilônia, Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas.

O  coordenador estadual de Urgência e Emergência da SES/MG, Rasível dos Reis Santos, ressaltou que todos devem estar unidos para a implantação da Rede de Urgência e Emergência. “Um dos grandes objetivos é reduzir os óbitos e as complicações dos pacientes atendidos pelo SAMU.

O deputado federal, José Humberto Soares, reforçou o potencial da região em implantar o serviço de urgência e emergência. “Os municípios vêm melhorando os atendimentos de média e alta complexidade e conta com profissionais capacitados. Para a efetividade da administração da rede, o consórcio irá somar aos serviços já existentes”.

Desde o fim de 2013, quando a região solicitou a reunião para implantar o serviço de urgência e emergência, as discussões foram evoluindo. “Patos de Minas tem a honra de ser a cidade pólo. A partir do momento que se unir as forças, o trabalho irá evoluir e se alcançará o principal objetivo, que é salvar vidas”, disse Pedro Lucas Rodrigues, Prefeito de Patos de Minas.

Leandra de Fátima da Silva Costa, secretária municipal de saúde de Carmo do Paranaíba e presidente regional do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde, destacou que a implantação da Rede de Urgência e Emergência Noroeste é um grande desafio, por causa das grandes distâncias geográficas e o tamanho da região, 79.595 Km2. “Hoje é um grande dia, pois depois desta oficina conseguiremos atender todos os anseios da população”.

Ficou definido que a Macrorregião Noroeste, que possui uma população estimada de 650 mil habitantes será atendida por 28 ambulâncias do SAMU. Serão 4 unidades de suporte avançado (USA), que são ambulâncias equipadas para atendimento de média complexidade - UTI móvel, com médico, enfermeiro e condutor socorrista, e outras 24 unidades de suporte básico (USB), ambulâncias com equipamento para atendimento proporcional e com técnico de enfermagem e condutor socorrista. A distribuição das ambulâncias foi baseada no modelo sugerido pela SES/MG, conforme os critérios populacionais e distância e condições das rodovias para o deslocamento do paciente.

Patos de Minas será a sede da Central de Regulação, e a expectativa é que a obra seja concluída até o final de 2014.

Rede de Urgência e Emergência

A Política Estadual de Urgência e Emergência foi regulamentada por meio da Resolução SES n. 2.607, de dezembro de 2010 e visa o atendimento em tempo e local oportunos, evitando sequelas e mortes evitáveis, possibilitando com isso uma sensível melhoria na qualidade da assistência à saúde e contribuindo para a redução de mortes e complicações.

A Rede é formada pela Atenção Primária em Saúde, por Unidades de Pronto Atendimento, por pontos de atenção hospitalar, classificados de acordo com sua tipologia e função na Rede, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) macrorregional e pela Central Operativa da Rede como instrumento de tomada de decisão na resposta às demandas de urgência. A Rede é formada, ainda, pelo Comitê Gestor Macrorregional das Urgências e Emergências.

Por Lílian Cunha

Enviar para impressão