As atividades de mobilização social da Força Tarefa de Combate à Dengue em Brasilândia de Minas, que são promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) tiveram início nesta terça–feira (18/02).

No período da manhã, o Prefeito Mardem Júnior Teles Pereira da Costa, o Secretário Municipal de Saúde e o Núcleo de epidemiologia Municipal participaram da reunião com a Mobilizadora Social Betânia Ibiza para traçar estratégias que envolvam o poder público e sociedade civil na luta contra a dengue.

A mobilização social não é um processo fácil afirma Marisol Tavares de Sousa coordenadora de epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas “As ações desenvolvidas nos próximos dias devem ser contínuas no município. A mobilização Social requer o envolvimento de toda a sociedade, pois o descuido por apenas um dia pode levar inúmeras pessoas com a doença”.

O Secretário de Saúde Brasilândia de Minas Wagner Soares da Silva esteve presente na reunião e disse que é importante unir as forças da administração municipal e estadual, como também contar com a colaboração da população. “A Prefeitura de Brasilândia de Minas vem mobilizando a população quanto à questão da dengue. A Força Tarefa vem somar as ações preventivas, de forma que a consequência dos trabalhos propague para os próximos anos”.

O Dengômetro e o Dengue Móvel são duas ações de mobilização social que serão desenvolvidas na sexta-feira e sábado, 21 e 22 de Fevereiro de 2014. O Dengômetro é um espaço interativo que presta informações e distribui material gráfico sobre a doença para a população e a Dengue Móvel troca materiais recicláveis (garrafas pet, latas e pneus) por material escolar (caderno, lápis e borracha).

Dengue Móvel e Dengômetro

Dias 21 e 22 de Fevereiro, das 09:00 às 15:00 horas