13 mulheres, 13 histórias de vida, 13 recomeços. Em comum, elas têm o diagnóstico do câncer de mama, o tratamento realizado pelo Hospital Alberto Cavalcanti, da Rede Fhemig, a superação da doença e um novo olhar para si mesmas e para o mundo ao seu redor. Cada uma, a seu modo, reeditou ou reforçou suas crenças para vencer o câncer de mama.

Diante deste cenário humano, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, por meio do Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promovem a Mostra Fotográfica “Rosas de Minas” com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

As fotografias estarão expostas no Espaço Cultural do Ponteio Lar Shopping no período de 25 a 31 de outubro. A mostra será aberta com uma coletiva de imprensa às 14 horas do dia 25 (sexta-feira) e contará com a presença de todas as mulheres retratadas, além de representantes do Hospital Alberto Cavalcanti, da Rede Fhemig e da Secretaria de Estado de Saúde. Durante a coletiva, a médica mastologista do HAC, Cláudia Avelar, irá esclarecer dúvidas sobre a doença.

Tendo como pano de fundo o movimento internacional Outubro Rosa e as ações da Secretaria de Estado de Saúde para a prevenção, o controle e o tratamento do câncer de mama, a Mostra “Rosas de Minas” traz à cena a imagem dessas treze mulheres que, num gesto de generosidade e consciência social, decidiram usar seu rosto e seu relato como forma de chamar a atenção de tantas outras mulheres para o papel do diagnóstico precoce no combate à doença, bem como a importância de se estabelecer uma cultura de prevenção, calcada na informação, no autocuidado e no acesso aos serviços públicos de saúde.

Participam da coletiva

Sérgio Bicalho – coordenador do Programa Estadual de Controle Permanente do Câncer de Mama (SES-MG)
Antonio Carlos de Barros Martins – presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
Cláudia Avelar – médica mastologista do setor de Mastologia do Hospital Alberto Cavalcanti


Serviço

Mostra “Rosas de Minas”
Quando: 25 a 31 de outubro
Horário: 10 às 22 horas - segunda-feira a sábado
           14 às 20 horas - domingo
Local: Espaço Cultural do Ponteio Lar Shopping
Endereço: BR 356 n° 2500 - Santa Lúcia

Por Jornalismo FHEMIG