“Se todo mundo ajudar, a dengue pode acabar”. Esta foi a frase dita pela estudante Ana Clara Araújo, de apenas sete anos, ao descartar 30 garrafas pets no Dengue Móvel – caminhão que realiza a troca de materiais focos do mosquito vetor da doença por material escolar.

A ação integra a Força-Tarefa realizada no município de Ibiá, região centro-oeste do estado, entre os dias 17 a 22 de setembro, no município. Aluna da escola Margarida Dias, Ana Clara aprendeu as principais formas de combater o mosquito vetor da doença na escola e agora já contribui para a eliminação dos possíveis focos de reprodução do mosquito na cidade.

Os índices de casos no município, pertencente à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, aumentou significativamente nos últimos oito meses e a população precisou redobrar os cuidados preventivos. Segundo a Chefe de Vigilância em Saúde de Ibiá, Patrícia Massuda, mudanças na gestão política do município e o descuido de grande parte dos moradores, fizeram com que a doença se alastrasse.

“Em 2012 tivemos 13 casos notificados e quatro confirmados de dengue. Este ano, de janeiro a agosto, foram 443 notificações da doença e 297 casos confirmados. Os números são altos tendo em vista que Ibiá possui uma população de pouco mais de 23 mil habitantes”, informou Patrícia.

Ela ainda contou que a ajuda da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi fundamental para que a cidade pudesse tratar e eliminar os focos da dengue. “Os agentes epidemiológicos fizeram visita nos domicílios e o caminhão de fumacê também esteve na cidade. Tanto o UBV pesado, quanto o UBV portátil foram usados para erradicar o Aedes aegypti. Esse foi o pontapé inicial e agora iremos concluir o serviço e trabalhar para reduzir os casos de dengue em Ibiá”, completou a Chefe de Vigilância em Saúde.

Já a Secretária Municipal de Saúde de Ibiá, Marcela Mesquita, relatou que a Força-Tarefa contribuiu para a conscientização de toda a população. “A mobilização feita no município foi grande e agradeço imensamente a todos os agentes e técnicos que vieram em Ibiá. Parabenizo à SES-MG pela iniciativa porque isso é muito importante para nossa cidade e esse apoio vai nos ajudar muito”, declarou.

Dos dias 17 a 19, a equipe de mobilização visitou diversas escolas, empresas e instituições do terceiro setor, capacitando-os para disseminar orientações sobre a doença. Importantes parceiros como a ETA (Estação de Tratamento de Água), a Nestlé, o CDL (Clube de Dirigentes Lojistas) e o Grupo Interacti do Rotary, também estiveram engajados e contribuíram com a Força-Tarefa.

Minha Cidade Sem Dengue

A população de Ibiá também teve a oportunidade de participar do evento “Minha Cidade Sem Dengue”, realizado no dia 21, na Praça do Fórum, região central da cidade. Iniciando as atividades, cerca de 50 carros percorreram as principais ruas de Ibiá com cartazes e adesivos sobre a dengue. O buzinaço saiu da Praça da Rodoviária e chamou a atenção de moradores e comerciantes do município.

Em seguida, foi feita a troca de objetos que oferecem risco de proliferação do mosquito vetor por material escolar, pelo segundo dia consecutivo. Para chamar a atenção de toda a população, o evento foi feito no mesmo espaço onde, todos os sábados, é realizada a tradicional feira livre de Ibiá. Além de barraquinhas e diversas atividades de entretenimento, o evento contou com o show de Wellington Robert, um dos finalistas do programa Ídolos, de 2006.

Em dois dias de trocas, foram recolhidos 3.886 latas, 42 pneus e 2.095 pets. Para o Supervisor da Zoonose Luiz Fernando Machado, esses números mostram que a população está disposta a contribuir com a erradicação da doença. “Politicamente, nosso município agora já está em ordem e novos representantes já ocuparam seus cargos. Foram feitos mutirões de limpeza em Ibiá com a participação da população e outros deles já estão programados até o final do ano”, informou.

Por Alexandre Dutra