A Secretaria Municipal de Saúde de Salto da Divisa realizou, em parceira com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, no dia 18 de junho, no plenário da Câmara Municipal, uma reunião com o grupo da cessão do tabagismo, que contou com a participação de 75 pessoas.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Luciana Peixoto, a proposta é de que os usuários possam ser orientados sobre os males do cigarro e que tenham ciência de que podem contar com o suporte necessário para o tratamento do vício. “Nossa primeira ação foi a de realizar uma pesquisa de levantamento de dados sobre os fumantes da cidade contando com o apoio do Internato Rural. Assim, mobilizamos os usuários fumantes para esta reunião de sensibilização apresentando para a comunidade o Programa de Combate ao Tabagismo deixando claro para os participantes que o SUS contribui oferecendo espaço, profissionais capacitados e medicamentos para a finalidade de cessação do tabagismo, mas a força de vontade e o desejo de cada membro é o pilar para que o sucesso do programa aconteça”, destacou.

O palestrante e estudante de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Márcio Barcelos, disse que menos de 3% dos usuários conseguem interromper o uso do tabaco sozinho, por isso, segundo ele, torna-se tão necessário o acompanhamento de uma equipe multiprofissional neste processo de cessação. “Nossa equipe vai ajuda-los em grupos operativos, em consultas individuais, orientando-os com técnicas e aconselhamentos e, ainda, por meio de medicamentos para obtermos sucesso”, informou.

O combate ao tabagismo é uma das metas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que tem realizado várias ações para incentivar os usuários a tratarem o vício. Segundo dados do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer e Seus Fatores de Risco de Minas Gerais da SES, a mortalidade para os cânceres de boca, esôfago e pulmão em Minas Gerais, que estão relacionados com o uso do tabaco, tem aumentado nos últimos anos. Para sensibilizar a sociedade, a SES tem focado suas ações na prevenção e promoção da saúde, sendo que os municípios oferecem atendimento médico e psicológico à população.

Por Allan Campos / GRS - Pedra Azul