A Fundação Hemominas lança nesta segunda-feira (03/06) a campanha “Marque um gol de placa, doe sangue”, com o jogador da Seleção Brasileira Frederico Chaves Guedes, mais conhecido como Fred. A campanha, com várias peças publicitárias, irá se estender até o dia 30 deste mês.

A campanha faz parte de ações do Hemocentro de Belo Horizonte com o objetivo de reforçar o estoque de hemocomponentes para o período da Copa das Confederações, além desta época de início de inverno ser também crítica para o comparecimento de doadores devido à queda de temperatura.

Reunindo a paixão pelo futebol com a solidariedade, o setor de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte espera convocar as pessoas para ajudar a salvar vidas. “Executar uma campanha tendo como temática principal a Copa das Confederações juntamente com a causa da doação de sangue é muito importante, pois conseguimos somar a paixão pelo futebol que todo brasileiro tem e o sentimento de solidariedade que tanto precisamos nessa época do ano. A participação do jogador Fred foi fundamental e permitiu aumentar ainda mais a visibilidade e credibilidade da causa. Estou muito feliz por realizar essa ação e espero que ela traga bons frutos”, afirma Helen Dupin, responsável pela Captação do Hemocentro de Belo Horizonte.

Esta será uma campanha de oportunidade em que a credibilidade do futebol pode ser emprestada à doação para elevar os estoques dos bancos de sangue nesse período, utilizando grandes personalidades do esporte, a fim de estimular os torcedores a seguirem o exemplo de seus ídolos.

"Quando me convidaram para participar da campanha, aceitei prontamente. Doar sangue é um gesto simples e que pode salvar muitas vidas. Já fizemos algumas campanhas semelhantes no Fluminense e sei o quanto é importante, especialmente nessa época do ano, ações como essa. Fico honrado por participar dessa campanha e por ter meu nome lembrado em algo tão bacana”, diz Fred, jogador da Seleção Brasileira e do Fluminense.

Quem pode doar

Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.  Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

Por Jornalismo Hemominas