Encontro promove debate sobre os avanços da Telessaúde no Brasil e na América Latina

O subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Botelho, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ministrou uma palestra hoje, 08/11, durante o primeiro dia do II Encontro Estadual de Atenção Primária e Telessaúde. O evento é uma realização da SES-MG e da Rede de Teleassistência de Minas Gerais, coordenada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e tem como objetivo promover o debate acerca dos avanços e impactos sociais, econômicos e científicos da Telessaúde no Brasil e em outros países da América Latina.Durante a exposição, o subsecretário Maurício Botelho, mostrou os resultados do Programa Tele Minas Saúde (Telessaúde) e fez uma projeção para os próximos anos. “Até 2015 nós pretendemos atender a 100% dos municípios mineiros, incorporando novos serviços para atender à população adscrita às Equipes de Saúde da Família”, afirma.Segundo ele, a utilização da Telessaúde traz benefícios à população atendida, como a diminuição no número de encaminhamentos de pacientes a outros municípios. “Isso leva à redução do tempo para o diagnóstico, economia de tempo para o paciente e economia de custos para o sistema de saúde, com aumento da capacidade de investimento em outras áreas”, completa.

Os resultados são tão significativos que o Governo pretende expandir o modelo de Teleassistência para outros projetos da SES-MG. “Utilizar a telemedicina foi uma decisão acertada. Estamos com a proposta de potencializar essa tecnologia e utilizá-la nos programas de Saúde da Mulher e da Criança, onde temos gargalos difíceis de resolver em curto prazo, por causa das peculiaridades do território mineiro. A Telessaúde é um importante instrumento na organização da Rede de Saúde centralizada na Atenção Primária”, afirma.

O encontro

Direcionado aos profissionais de saúde dos municípios mineiros que possuem serviços de Telessaúde, o II Encontro Estadual de Atenção Primária e Telessaúde conta com uma programação científica que inclui demonstração de tecnologias em Telessaúde, sessão de trabalhos científicos e treinamentos, além da atualização dos serviços de Telessaúde em operação no Estado. De acordo com a vice-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Rocksane Norton, esse trabalho fundamenta-se no entendimento de que apresentar e discutir avanços e pesquisas permite o surgimento de novas perspectivas para a disseminação do uso da Telemedicina, tendo a SES um papel fundamental no desenvolvimento da Telessaúde no estado. “Sempre tivemos apoio integral da SES nesse projeto, que nos permite repassar aos municípios mineiros mais remotos serviços de saúde com a mesma qualidade dos que são desenvolvidos nos grandes centros. A interação com outros países, como a proporcionada por esse encontro, faz com que avancemos cada vez mais no propósito de oferecer uma saúde de qualidade aos nossos cidadãos”, afirma a vice-reitora.Para o coordenador Geral da Assistência Básica do Ministério da Saúde, Eduardo Melo, o encontro é uma fonte de diálogo e inspiração das políticas de saúde voltadas para essa área. “Do ano passado pra cá conseguimos grandes avanços com a ampliação do programa. A Telessaúde passa, mais explicitamente, a se colocar como Tecnologia de Gestão voltada ao cuidado, à Assistência em Rede. Através da Telemedicina podemos qualificar o atendimento e abrir novos caminhos”, acredita.Pela segunda vez em Belo Horizonte, o gerente da Unidade de Gestão do Conhecimento e Comunicação da Organização Pan-americana (OPAS/Brasil), Nando Campanella, considera Minas Gerais um estado de destaque na experimentação de tecnologia. “Percebo os avanços que Minas obteve nos últimos oito anos com relação à Telemedicina. O que muito me alegra, visto que considero a teleconsulta a experiência mais avançada, dentro do projeto de saúde. Temos o Brasil como parceiro privilegiado, com condições de ser modelo para os demais países do mundo no que se trata de Teleassistência”, finaliza.Como parte do Encontro, também vai acontecer o I Workshop de Especialistas e Usuários de Serviços de Telessaúde, amanhã, 09/11, onde serão expostas experiências brasileiras e internacionais em Telessaúde. A atividade vai proporcionar aos participantes a discussão sobre os impactos sociais, econômicos e científicos dessa nova modalidade de atendimento médico.

O Programa

O Tele Minas Saúde (Telessaúde) é uma iniciativa do programa Saúde em Casa, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados na Atenção Primária, por meio da interação dos profissionais de saúde locais e especialistas, e, consequentemente, melhorar a saúde da população que mora nos municípios geograficamente mais distantes da capital mineira.

Na prática, o programa é uma forma moderna de oferecer serviços especializados de saúde por meio de ferramentas de comunicação digital, como a internet. Com a realização de eletrocardiogramas e serviços de teleconsultorias à distância, o Telessaúde possibilita que médicos de pequenos municípios recebam auxílio de especialistas tanto na realização de diagnósticos como na prevenção e tratamento de doenças.

Em vigência desde 2006, o Telessaúde está em expansão gradativa, atendendo atualmente a 557 municípios mineiros.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Silvâne Vieira