Em 28 de janeiro de 2020, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) foi notificada da ocorrência de um caso suspeito de Coronavírus de paciente do sexo feminino, 22 anos, com histórico de intercâmbio estudantil com viagem para Wuhan e retorno ao Brasil em 24/01/2020. A paciente teve início de sintomas em 20/01/2020, foi internada em 27/01/2020 no Hospital Eduardo de Menezes, onde permanece internada em isolamento desde 28/01/2020.

Amostras da paciente foram recolhidas e alguns exames foram realizados na Fundação Ezequiel Dias (FUNED) (Infuenza A e B, Adenovírus, Bocavírus, metapneumovírus, parainfluenza 1, parainfluenza 2, parainfluenza 3 e vírus sincicial respiratório). Os resultados deram negativo para essas doenças.

Já em relação aos exames, o Ministério da Saúde descartou o caso na última sexta-feira, 31/01.

HEM

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM) é referência estadual para o atendimento de doenças infectocontagiosas, emergências em saúde pública e atenção aos agravos de interesse sanitário. Para esses casos é necessária resposta rápida e qualificada, com isolamento em área específica e monitoramento clínico cuidadoso e de resultados de exames.

O HEM possui plano de contingência para condução de epidemias, o qual é aplicável ao novo coronavírus. A paciente tem acesso restrito a visitas e as medidas de precaução individual estão sendo usadas para todos os servidores e familiares que têm acesso a ela, conforme protocolo institucional, inclusive, com escala de treinamento de paramentação e desparamentação dos equipamentos de proteção individual como medida obrigatória para todos. Ressaltamos que a paciente está em leito individual e o acesso ao setor também é restrito.

Algumas medidas de adequação de novos leitos já foram tomadas em plano emergencial pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)/Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Reiteramos que o ambiente no qual a paciente está não compromete sua segurança, nem dos profissionais e familiares que estão em contato com ela.

Em resposta ao alerta relativo ao novo coronavírus, a Fhemig está providenciando, em caráter emergencial, a adequação dos leitos de isolamento do Hospital Eduardo de Menezes. Estão sendo preparados quatro leitos privativos no Setor B e outros dois quartos privativos, com antecâmara, do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade. Destaca-se que, somente no ano passado (2019), a Fhemig investiu R$ 560 mil em manutenção e reparos neste hospital.

Ações já realizadas pela SES:

• Investigação epidemiológica e hospitalar do caso suspeito;
  • Monitoramento sistemático dos contatos do caso suspeito;
  • Reuniões técnicas conjuntas (SES-MG, SMSA-BH, Funed, Fhemig - HEM e HIJPII, Anvisa e BH Airport;
  • Criação do COES;
  • Reunião diária pela equipe de investigação e acompanhamento;
  • Elaboração e divulgação do Protocolo de Coronavírus Divulgação do protocolo coronavírus 2019-nCov (Novo Coronavírus)
  • Mapeamento dos hospitais de referência no estado
  • Realização de videoconferência com as unidades regionais;
  • Divulgação de informações do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde e demais orientações para as unidades regionais de saúde

COES

- A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais institui na quarta-feira, 29/01, o COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde) para a situação do Novo Coronavírus. O objetivo do COES é promover uma resposta coordenada por meio de articulação e da integração dos atores envolvidos. A sua estruturação permite a análise dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde pública.

- O COES tem como responsabilidade o planejamento, a organização, a coordenação, a avaliação e o controle das atividades de resposta ao evento Novo Coronavírus.

- Para operacionalização do COES foi constituída uma equipe de trabalho formada por profissionais de diferentes setores da SES/MG.

Por Jornalismo SES-MG