Nove municípios pertencentes à área da Regional de Saúde de Ubá decretaram situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região na última sexta-feira, 24/01. O decreto foi publicado no Diário Oficial do governo estadual nesta manhã e é válido por 180 dias, possibilitando serviços de atendimento à população e recuperação de danos mais rapidamente. Para auxiliar no enfrentamento deste cenário, a regional destacou uma equipe em regime de plantão, que esteve na maioria das áreas atingidas e fez os primeiros registros e trabalhos assistenciais, com o fornecimento de hipoclorito para purificar água para consumo humano.

Entre os cenários mais graves encontrados pelas primeiras visitas da equipe está a cidade de Guidoval. “Com o alerta que o Governo do Estado emitiu, todas as unidades de Saúde de Guidoval providenciaram medidas preventivas, como barreiras e suspensão de móveis e materiais. Porém, a altura da enchente atingiu mesmo estes materiais levantados, arrasando completamente a Farmácia Municipal, uma Unidade Mista e uma Unidade Básica de Saúde”, contou France Coelho, servidora do Núcleo de Redes que participou da equipe plantonista.

Crédito: Franci Coelho

A Regional está com o trabalho voltado para conseguir os relatórios de avarias de todas as cidades atingidas para que, dessa forma, consigam o Kit Calamidade fornecido pelo Estado. “Com isso, medicamentos básicos, materiais de limpeza e prevenção vão auxiliar os servidores municipais atender a demanda altíssima que estão enfrentando. Os relatórios também servirão para nos direcionar a ações que bloqueiem possíveis consequências, como o aumento da incidência dos casos de arboviroses e o surgimento de doenças infectocontagiosas como a leptospirose”, disse Fábio Ribas, coordenador regional de Epidemiologia.

Confira a lista das cidades atingidas pelas chuvas pertencentes à Regional de Saúde de Ubá:

• Dores do Turvo
  • Ervália