O Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Ponte Nova realizou, na manhã desta quarta-feira (11/12), em sua sede, a “Reunião Técnica para Alinhamento das Práticas de Segurança do Paciente”. O objetivo foi discutir e alinhar as práticas implementadas pelos Núcleos de Segurança do Paciente nos hospitais que dispõem de leitos de UTI, das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa, a fim de ampliar as ações de qualidade e segurança nos serviços de saúde. Além disso, o encontro buscou fomentar a implantação e o aperfeiçoamento das práticas, a partir de estratégias que visem à mudança de paradigma nessas instituições, com o intuito de reduzir, ao mínimo, os riscos e danos desnecessários associados ao cuidado em saúde.

F2

A reunião, que também contou com a descrição de ações de prevenção e mitigação de incidentes envolvendo os pacientes, teve a participação de representantes dos Hospitais São João Batista e São Sebastião, de Viçosa, e Irmandade Hospital Nossa Senhora das Dores e Hospital Arnaldo Gavazza Filho, de Ponte Nova. Segundo a referência técnica do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional, Edilaine Coelho Ferreira, a reunião procurou trabalhar com os estabelecimentos de saúde “o desenvolvimento de um ambiente favorável para identificação, notificação, investigação e ações preventivas e corretivas para melhoria do cuidado e minimização da recorrência de eventos adversos”, afirmou.

De acordo com a referência técnica Rafaela Alves, é preciso envolver toda a comunidade hospitalar na cultura de segurança. “É necessário o engajamento e o apoio da alta gestão desses serviços para melhoria de processos de trabalho e não apenas a culpa mediante um incidente”, destacou.

A gerente de risco/enfermagem do Hospital Arnaldo Gavazza Filho, Mariana Boroni de Oliveira, contribuiu para a reunião apresentando a experiência de implantação e desenvolvimento das ações do Núcleo de Segurança do Paciente em sua instituição. “Foi um momento oportuno para trocas de experiências e reflexões. O Hospital Arnaldo Gavazza vem se esforçando, ao longo dos anos, para o desenvolvimento da cultura de segurança. Com o engajamento e apoio mútuos temos condições de oferecer um cuidado em saúde muito mais eficiente e seguro”, enfatizou.

Segurança do Paciente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define segurança do paciente como a redução do risco de danos desnecessários a um mínimo aceitável, considerado componente constante e intimamente relacionado com o atendimento ao paciente. Trata-se de tema que vem sendo desenvolvido sistematicamente, desde 2004, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reforçado com a publicação das diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em 2013.

Por Tarsis Murad