Na tarde da última sexta-feira, (06/12), ocorreu o encerramento do Curso de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos municípios da Microrregião de Saúde de Pirapora. O evento foi realizado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) em parceria com a Regional de Saúde de Pirapora e municípios da microrregião, e foi sediado no município de Buritizeiro.

piraporaacs

Seis municípios participaram do encerramento do curso, com a entrega de certificados simbólicos, sendo eles: Buritizeiro, Ibiaí, Jequitaí, Lassance, Ponto Chique e Santa Fé de Minas. Estiveram presentes na cerimônia: alunos, familiares, docentes, secretários municipais de saúde, representantes da ESP-MG, da Regional de Saúde, bem como os prefeitos municipais de Buritizeiro, Lassance e Ponto Chique.

No segundo semestre deste ano, a ESP-MG coordenou o desenvolvimento de 6 turmas em 5 municípios da Microrregião de Pirapora, com distribuição de material didático, formando 144 Agentes Comunitários de Saúde, contribuindo, assim, para o fortalecimento da Atenção Primária e melhoria dos cuidados ofertados por estes trabalhadores do SUS à população. Em toda a região norte e nordeste do estado, de junho a dezembro de 2019, a Escola realizou a formação de 717 agentes comunitários de saúde, que atuam nos municípios integrantes destas regiões.

A diretora da Regional de Saúde, Adriana Kátia Emiliano Souza, agradeceu à ESP-MG pela iniciativa em ofertar o Curso de Qualificação aos ACS e ressaltou a importância da formação dos agentes comunitários de saúde, vez que estes constituem parte integrante e fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS). “A qualificação dos agentes comunitários proporciona à população um atendimento de melhor qualidade, com vistas a fortalecer a atenção básica, e, por conseguinte, melhorias na saúde pública ofertada aos usuários”.

Para a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), Patrícia Lima Magalhães, o curso de Qualificação aos ACSs, ofertado pela ESP, veio ao encontro de uma grande inquietação do NAPRIS, que era presenciar os ACSs serem inseridos nas equipes de Saúde da Família apenas a partir de treinamentos rápidos, nas próprias equipes. “Oportunizar aos ACSs da região esta importante certificação, traz a todos tranquilidade do efeito transformador que esta Educação Permanente realizará no cotidiano das equipes e na melhoria das funções exercidas pelos ACSs, que são complexas e desafiadoras” finalizou Patrícia.

A diretora geral da Escola de Saúde Pública do Estado De Minas Gerais, Lenira de Araújo Maia, declara que “nós da ESP-MG temos uma enorme alegria em participar de um momento como este em que estamos formando mais de 130 agentes comunitários de saúde de modo descentralizado, aqui na Região Norte do Estado, esse processo reforça o compromisso da ESP no fortalecimento da APS, que é a porta de entrada prioritária do usuário no SUS, substituindo, então, o modelo hegemônico biomédico, centrado muito mais na doença, do que na saúde”. Lenira ainda complementa dizendo que os agentes comunitários de saúde são o elo entre a comunidade e o serviço de saúde, atuando como grandes agentes de transformação da vida das pessoas. “Contribuir para a formação e atuação destes profissionais de modo mais qualitativo nos traz a certeza de que estamos no caminho certo”, conclui a diretora.

O Presidente do COSEMS Regional, Ronaldo Soares Campelo, ressaltou que os Agentes Comunitários de Saúde, possuem um papel de destaque frente ao novo financiamento da atenção primária, considerando que “o novo modelo, que começa a valer a partir de 2020, fará com que o repasse de recursos aos municípios considere o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e o desempenho das unidades. Deste modo, Agentes de Saúde qualificados facilitará o processo de consolidação do novo sistema de financiamento neste próximo ano”. E por fim agradeceu o importante apoio dos Prefeitos municipais, vez que sem este incentivo não seria possível a concretização da formação dos profissionais.

O evento foi finalizado com a apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Pirapora, que periodicamente realiza a sinfonia do Velho Chico - centenário vapor Benjamim Guimarães, ancorado às margens do rio São Francisco – e possui como parceiros a Prefeitura Municipal de Pirapora e a EMUTUR (Empresa Municipal de Turismo).