A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nesta quarta-feira (04/12), a 27ª reunião de Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. O objetivo do encontro diz respeito à análise e a discussão dos óbitos maternos, infantis e fetais ocorridos na região com a proposição de levantamento de problemas assistenciais e encaminhamento de recomendações aos gestores, bem como fortalecer a investigação dos óbitos infantis e maternos no Estado.
Crédito: Otávio Coutinho

“As reuniões do Comitê de Prevenção de Mortalidade são importantes pois nos remete a uma reflexão dos fatores desencadeantes dos óbitos maternos, infantis e fetais, a nível regional e estadual. Com isto, temos informações necessárias para o desenvolvimento de ações buscando a melhoria da assistência e dos fluxos de referenciamento aos serviços de saúde”, destaca a referência técnica de Saúde da Mulher, Katia Maria Gomes Pimentel e Silva

Durante o evento, foram apresentados os Relatórios de Investigação de óbitos e os membros levantam os problemas e recomendam adequações assistências aos gestores. Os produtos destas reuniões são a ata encaminhada ao Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal e os Ofícios de Recomendação aos gestores sobre os óbitos discutidos.

O encontro foi organizado e ministrado pela Secretaria Executiva do Comitê, composto por referências técnicas dos Núcleos de Atenção Primária, de Vigilância em Saúde e de Redes de Atenção à Saúde, além da presença dos Membros Natos do Comitê, formado por profissionais que atuam com a assistência materna e infantil e investigação epidemiológica nos municípios de Itajubá, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

A reunião de Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal ocorre bimestralmente e tem como representantes as referências técnicas da superintendência dos Núcleos de Redes de Atenção à Saúde, de Vigilância Epidemiológica, de Atenção Primária e de Vigilância Sanitária, além de profissionais que atuam nos municípios pólos das regiões de Saúde e instituições envolvidas com a Assistência Materna e Infantil.

Por Otávio Coutinho