Com o objetivo de cumprir o plano de prevenção de incêndios em hospitais do estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, durante todo o mês de novembro, a Operação Rota de Emergência. O simulado, já foi realizado em mais de 90% dos 75 hospitais e Unidades de Pronto Atendimento previstos para receber a operação em todo o Estado.

Crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Segundo a assessora Militar do CBMMG, que também atua na SES-MG, Major Karla Lessa Alvarenga Leal, a operação foi lançada após um alinhamento entre CBMMG e SES-MG com o intuito de evitar incêndios em hospitais e impedir episódios como o ocorrido no hospital Badim, em setembro, no Rio de Janeiro. “Trata-se de uma ação coordenada pelos bombeiros com envolvimento de vários atores em todo o Estado, visando cumprir o plano de prevenção de incêndios em hospitais, além de capacitar os profissionais para atuar em eventos, como o que ocorreu no Rio, caso aconteça e, assim, evitar perdas humanas”, explicou.

Ainda segundo a Major, “a iniciativa permite uma resposta rápida e de qualidade a um possível sinistro neste ambiente. O Corpo de Bombeiros busca ainda minimizar os riscos de danos pessoais e materiais causados por uma propagação de incêndio fora de controle e, sobretudo, garantir que, em qualquer incidente, todas as pessoas sejam removidas do hospital, de forma segura e eficiente, considerando a estabilização de pacientes e a integridade física dos colaboradores”, acrescentou.

Simulados

As ações, que já aconteceram em vários municípios do estado, integram funcionários, brigadistas e bombeiros e são executadas em setores variados das unidades. Em Belo Horizonte, por exemplo, o simulado ocorreu no Hospital Risoleta Neves, que passou por uma evacuação na unidade hospitalar e contou com a participação de mais de 50 pessoas. Em Januária o treinamento foi sobre uma ocorrência de incêndio na cozinha do hospital da cidade; em Patos de Minas a simulação foi um princípio de incêndio na parte administrativa do HPS e em Montes Claros, a ação consistiu em uma ocorrência de incêndio no pavilhão Dom José, com a necessidade de evacuação e triagem médica de 18 vítimas com locomoção dificultada, em macas ou cadeiras de rodas.

Crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Para a Major Karla Lessa Alvarenga Leal, os treinamentos possibilitam capacitar os participantes a atuarem, de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, na evacuação segura das unidades hospitalares em caso de incêndio. “Também, por meio da ação, obtemos informações mais detalhadas sobre o plano de intervenção de incêndio de cada unidade, possibilitando a atuação conjunta e complementar entre a equipe de brigada de incêndio do local e a Corporação”, disse.

Além da prevenção, o simulado busca conscientizar os gestores hospitalares sobre a importância do planejamento, execução e manutenção das instalações prediais, destinadas ao combate a incêndio e controle do pânico dos ocupantes, fortalecendo a preparação e resposta à emergência. Além disso, também buscam fortalecer a cultura de autoproteção e minimizar os riscos e impactos de acidentes dessa natureza.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão