O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) divulga o Relatório Final da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, realizada entre os dias 25 e 27 de junho deste ano, em Belo Horizonte/MG.

Conferência Marcus Ferreira 01 1

Com o tema “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, a conferência destacou três eixos básicos: 1) Saúde como direito; 2) Consolidação do SUS e 3) Financiamento do SUS, sendo eleitas mais de 2100 itens prioritários, além de propostas de categorias de saúde, moções de apoio e repúdio.

Para o vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, é importante destacar os esforços de cada um envolvido na produção do documento e de seu protagonismo na elaboração do Plano Estadual de Saúde. “Foi um trabalho grande e compartilhado com muitas e muitos para chegar nesse relatório final com a realização das conferências municipais de saúde, as plenárias livres e, principalmente, a mobilização de Minas Gerais, que reuniu mais de 1500 pessoas na 8ª conferência em Belo Horizonte”, diz.

Conferencinha

O relatório traz também as propostas da 4ª Conferencinha de Saúde de Minas Gerais, espaço destinado à participação de crianças de 00 a 10 anos, que elaboraram propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

O documento já foi enviado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e será formada uma comissão com representantes do CES-MG e da Secretaria para garantir que as propostas da Conferência integrem o Plano Estadual de Saúde 2020-2023, que é um importante instrumento de planejamento que explicita as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos.

Acesse aqui a íntegra do documento.

Por Sílvia Amâncio (ASCOM/CES-MG)

Enviar para impressão