A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou hoje (03/12), em Belo Horizonte, o Seminário Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. O objetivo foi apresentar estratégias de apoio ao aleitamento exclusivo até os 06 meses e complementado com outros alimentos até os 02 anos de idade, além de uma introdução alimentar saudável. Participaram da capacitação os tutores municipais da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, universidades e instituições e referências técnicas regionais.

Segundo a Diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Souzalima Campos, os dois primeiros anos de vida são determinantes para a formação de hábitos saudáveis, para o crescimento e o desenvolvimento da criança. “A promoção de uma alimentação saudável desde o início ajuda a garantir melhores condições de saúde ao longo da vida. No Brasil nos últimos anos ocorreram diversos avanços na implementação de políticas públicas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável. Contudo, há muitos desafios que ainda precisam ser superados para o alcance da prática de uma alimentação adequada e saudável desde o início da vida”, diz.

Apesar da duração da amamentação ter aumentado no país, segundo Daniela os índices ainda são menores do que o recomendado. Somando-se a isso, nota-se que as crianças, desde os primeiros anos de vida, estão consumindo pouca variedade de alimentos in natura e minimamente processados, ficando expostas precocemente a alimentos ultraprocessados que podem contribuir para o sobrepeso e obesidade e para o aparecimento de diversas doenças.

Créditos: Marcus Ferreira

Rita Carolina da Silva, nutricionista e tutora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de Belo Horizonte, participou do seminário acompanhada da sua bebê, uma menina de 1 ano e 10 meses. Rita afirma que, na condução alimentar das crianças, tanto na sua família quanto na prática profissional no NASF-AB é melhor opção para as crianças é o aleitamento. “Além de possuir os nutrientes que os bebês necessitam, a amamentação criar vínculo e ajuda na manutenção da saúde da mãe. Além disso, é importante que a complementação alimentar após os seis meses ocorra de maneira saudável e agradável”, comenta.

Guia alimentar

Integrando o seminário, o Ministério da Saúde (MS) lançou em Minas Gerais o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 02 Anos, versão 2019. O guia é um documento que aborda recomendações e informações sobre a alimentação nos primeiros anos de vida e busca contribuir com a promoção da saúde, o crescimento e o desenvolvimento de cada criança de acordo com o seu potencial. A primeira versão do guia é de 2002, porém, diante das transformações sociais e das novas práticas alimentares que vem ocorrendo nos últimos anos, o Ministério da Saúde reelaborou e atualizou o documento.

Maria Fernanda Silva, representante da coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do MS, acredita que o guia é uma ferramenta para ajudar toda a família a fazer escolhas saudáveis de alimentação. “A chegada de uma criança na família é um momento importante para todos. Permite repensar os hábitos alimentares e buscar mudanças. O guia tem, portanto, o objetivo de ajudar e amparar tanto os técnicos da atenção primária nas ações de promoção de saúde do SUS quanto famílias que busca um estilo de vida mais saudável”.

Para trabalhar com o guia nas unidades de saúde ou ter acesso as suas informações, é possível baixar o arquivo no site do Ministério da Saúde. O evento continua na parte da tarde, com discussões sobre dados epidemiológicos, políticas e ações relacionadas ao aleitamento materno e ainda sobre o papel do aleitamento materno na saúde do bebê e da mãe.

Por Juliana Gutierrez

Enviar para impressão