Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Regional de Saúde de Barbacena promove uma Oficina em Saúde do Trabalhador para as referências técnicas dos municípios das regiões de Barbacena, Congonhas/C. Lafaiete e São João Del Rei.

Segundo a Coordenadora do NUVEAST da Regional de Barbacena, Silvania Roman, o objetivo da oficina é “instrumentalizar as referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador para a implantação e implementação da vigilância sobre as doenças e os agravos relacionados ao trabalho, qualificando as intervenções sobre fatores de risco, ambientes e processos de trabalho, estimulando o acompanhamento de indicadores, de análise de situação de saúde. E também, a articulação de ações intra e inter setoriais e de promoção da saúde visando atenuar os determinantes, riscos à saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, decorrentes dos modelos de desenvolvimentos e processos produtivos”.

Créditos: Priscila Rezende

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador foi instituída pela Portaria nº 1.823/2012 do Ministério da Saúde cuja finalidade baseia-se em definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador alinha-se com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença.

Por Priscila Rezende