Representantes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, participaram na última sexta-feira, (29/11), do lançamento do “Projeto Aedes gigante” realizado pelo setor de Endemias do município de São do Oriente.

O objetivo do projeto, segundo o Departamento de Endemias do município, é levar a réplica do Aedes aegypti nas escolas municipais e estaduais, para que de forma pedagógica os alunos possam estudar a anatomia, taxonomia e biologia do Aedes aegypti.

De acordo com Joel Caldas, referência técnica em arboviroses da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, que acompanhou o desenvolvimento do projeto, trata-se de uma réplica gigante do Aedes aegypti, que será utilizada de forma pedagógica nas ações de mobilização social realizadas pela equipe técnica do setor de endemias do município.

“O principal objetivo é chamar a atenção da comunidade, e alertar o tamanho do problema que o Aedes representa para a saúde pública no Brasil e em nossa região. As ações de mobilização social nas escolas têm grandes resultados, os alunos estão sempre dispostos e interessados, mesmo o tema sendo tão cansativo, que é o caso da dengue e as outras arboviroses”, destacou Joel.

78088781 1134418883615684 2287200798154686464 n

O criador do projeto, Carlos Alberto, coordenador de endemias do município de São João do Oriente, explicou que “o ‘Aedes gigante’ fará com que o público se mobilize e por curiosidade vá às palestras, participe das blitzes educativas, passeatas, fique mais atento e tenha a oportunidade de conhecer detalhadamente e com mais precisão a morfologia desse perigoso vetor de arboviroses”, finalizou.

As referências técnicas, Erisvaldo Pereira, Jane Duarte e Edelson Vieira, também estiveram presentes no lançamento e acompanharam o desenvolvimento do Projeto “Aedes gigante”.

Por Flávio A. R. Samuel