Do dia 27 ao dia 29 de novembro, a Regional de Saúde de Diamantina foi a sede do Curso de Qualificação para Conselheiros de Saúde. A capacitação foi oferecida pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), com carga horária de 24h. O conteúdo repassado ficou sob a responsabilidade da docente Márcia Azevedo Corrêa, que é farmacêutica e especialista em políticas de gestão em saúde, lotada na Regional de Saúde de Montes Claros.

IMG 8515

O curso teve como objetivos identificar os desafios enfrentados pelos conselheiros municipais de saúde que influenciam no fortalecimento do controle social do SUS no município sempre colocando em contexto a realidade local; favorecer a construção de estratégias para ações referentes ao controle/participação social e aprofundar o conhecimento das legislações referentes ao controle social no SUS.

Durante os três dias, 20 conselheiros da região foram capacitados. Para Lúcio da Silva, presidente do conselho municipal de saúde de Alvorada de Minas, o curso foi extremamente valioso. “O Estado está de parabéns por nos oferecer essa oportunidade de aprender. Vou confessar, eu sabia muito pouco sobre a minha função. O que aprendi antes do curso, em grande parte, foi sozinho e pela internet. Agora me sinto preparado para atuar de forma plena para contribuir com a saúde do meu município. O material didático que nos foi repassado é maravilhoso e de alta qualidade. Foi tudo muito bom”, destacou.

“O curso foi bastante proveitoso. Os conselheiros que estavam presentes foram comprometidos e dedicados, demostraram durante toca a capacitação que queriam aprender ao máximo para fazer a diferença em seus municípios. Foram três dias muito proveitosos”, relatou a docente Márcia.

A superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, manifestou a sua satisfação em apoiar a ação e destacou o momento. “Fiquei muito feliz com a adesão dos conselheiros da região para viabilizar a realização do curso. Tenho a convicção de que o conhecimento que foi transmitido irá trazer mais segurança e tranquilidade aos conselheiros no desempenho dessa importante missão, especialmente na luta pelo fortalecimento do controle social do SUS em seus municípios. A Regional de Saúde de Diamantina estará sempre de portas abertas para promover, receber e apoiar iniciativas como essa ”, finalizou Cleya.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão