A Regional de Uberaba reuniu dentistas de toda a Região Triângulo Sul, em encontro que aconteceu na última quinta-feira (28/11), no Auditório da Receita Federal, para palestra sobre detecção precoce do câncer de boca e abordagem clínica de infecções odontogênicas. O evento contou com parceria da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Conselho Regional de Odontologia (CRO), contando com a participação do palestrante Robson Fidalgo Amui, professor da Universidade de Uberaba e delegado regional do CRO-MG em Uberaba.

Encontro de Saúde Bucal 28-11-19

Tipos de câncer, diagnóstico, incidência e novos casos, etiologia da doença e fatores de predisposição como etilismo, tabagismo, incidência de radiação solar ultravioleta, infecções pelo HPV, dieta pobre e falta de higienização, foram temas abordados. A análise completa do paciente, desde a cabeça, até a postura, a pele e a disposição geral, para que seja feita uma análise objetiva e sistemática, mas também subjetiva da situação de saúde do mesmo, também.

A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária da SRS Uberaba e organizadora do evento, Sheila Oliveira, explica que o encontro é alusivo à Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca, que aconteceu neste mês de novembro. Segundo ela “os dentistas da atenção primária são nosso principal alvo e tem papel fundamental na detecção precoce do câncer de boca, promovendo assim um prognóstico melhor para os pacientes.

Enquanto isso, o palestrante Robson Amui, salienta que “o câncer de boca, se detectado tardiamente, pode levar a óbito, então todo cirurgião dentista tem que estar preparado para esses casos e trabalhar especialmente a prevenção”. Já a dentista do Programa de Saúde da Família do município de Conceição das Alagoas, Maria Emília Mazete, afirma que “o que mais chega para atendermos é tratamento de canal e extração de dente. São problemas causados pela má higienização da boca, o que também pode causar outros danos. Por isso, é importante estarmos atentos à detecção precoce dos casos” conclui.

Câncer de Boca

O Câncer Bucal (também conhecido como Câncer de Boca ou Câncer de Lábio e Cavidade Oral) é um tumor maligno que acomete os lábios, língua (principalmente as bordas), assoalho da boca (região embaixo da língua), palato (céu da boca), gengiva, amígdala e glândulas salivares. É mais comum em homens acima dos 40 anos. Em 2018 ocorreram 973 óbitos relacionados ao Câncer Bucal em Minas Gerais. Segundo o INCA, para o ano de 2019 são esperados 1440 novos casos, 1110 em homens e 330 em mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o 5º mais frequente em homens e o 12º em mulheres no estado.

Por Sara Fernandes

Enviar para impressão