A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), recebeu nesta semana membros do Colegiado Regional de Saúde Mental, referências técnicas de Saúde Mental, coordenadores dos centros de atenção psicossocial - CAPS e gestores de saúde dos municípios de sua abrangência. Na ocasião, foi discutido o cenário das Redes de Atenção Psicossocial – RAPS, destacando as fragilidades e potencialidades para que a assistência esteja dentro do ideal e condizente com a proposta de Luta Antimanicomial.

Crédito: Adriana Mendes

A reunião foi conduzida pela referência técnica de Saúde Mental do NRAS, Joana D’Arc Zanelli, e contou com a participação da referência técnica de Saúde Mental da Regional de Ubá, Fabiana Érika de Souza.

Para Joana, “a reunião teve como objetivo dar um "pontapé" inicial para o fortalecimento dessa rede de atenção, visto que identificar nossas fragilidades é o primeiro passo para conseguirmos melhorias.  A partir de nossas fragilidades identificadas e reconhecidas podemos traçar ações de parcerias e propositivas factíveis no contexto atual. Bem como, fomentar a articulação e parceria entre os diferentes atores e entes federativos”.

Fabiana completou, “conforme já exposto, ressalto a importância desse momento de reconhecimento inicial de como estamos, reconhecendo o cenário e identificando as fragilidades, e coletivamente traçar quais ações e atores tem capacidade de facilitar o fortalecimento da RAPS em sua jurisdição.   Acreditamos que novos momentos serão necessários para que se consiga um desenho, produzido coletivamente, direcionando onde queremos chegar, o que podemos e devemos fazer neste momento para alcança-lo a médio e longo prazo”, concluiu.

Por Adriana Mendes