“Quem sempre fica muito tempo na fila para se vacinar?”, “Quem sempre esquece o cartão de vacina na hora de se vacinar?” e “Quem não faz ideia de quais vacinas já tomou?”. Com essas três perguntas, a equipe que desenvolveu o projeto “VacinAPP: Sistema de Agendamento de Vacinação e Cartão de Vacinas Digital” deu início à apresentação na etapa final do 4º Prêmio Inova Minas, que ocorreu nesta sexta-feira (29/11), no Auditório JK – Cidade Administrativa. O projeto, que propõe a implementação de um sistema online de agendamento de vacinas e de um cartão de vacinas no formato de aplicativo para smartphones e tablets, foi o grande vencedor na categoria “Ideais Inovadoras Implementáveis” do Prêmio Inova.

Desenvolvido pela superintendente de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Juliana Ávila Teixeira, juntamente com os servidores Elder Gabrich, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e Pedro Costa, do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), o VacinAPP tem como objetivo diminuir as filas para vacinação e substituir os cartões de vacina em papel atualmente utilizados em Minas Gerais. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento, pois é uma ideia simples e, ao mesmo tempo, tão importante para a sociedade. Além da economia que ela gera, traz um benefício para a saúde da população, com um controle maior das vacinas que a pessoa precisa tomar e uma consequente diminuição na incidência das doenças”, destacou Juliana Ávila.

O projeto

O VacinAPP foi motivado pela constatação, comprovada por meio de pesquisa bibliográfica, dos altos índices de desperdício de doses de vacinas registrados no Brasil em decorrência do não comparecimento do público prioritário das campanhas aos postos de saúde para vacinação. Segundo Juliana Ávila, essa ausência pode ser justificada por desconhecimento da população a ser vacinada, das datas e locais de vacinação, do número de doses que devem ser tomadas para cada vacina e também pela falta de informação sobre quais vacinas devem ser reaplicadas após alguns anos. “Esses problemas poderiam ser solucionados caso houvesse um sistema informatizado que constasse todas as vacinas tomadas pelos cidadãos brasileiros”, pontuou a idealizadora do projeto.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral destacou a importância do projeto e aproveitou para parabenizar a servidora. "O VacinaApp é um projeto com várias qualidades. Ele permite organizar e otimizar a documentação das vacinações e demonstra o potencial dos colaboradores da SES. A nossa superintendente Juliana está de parabéns. Ele será muito útil", avalia o secretário.

Créditos: Marcos Evangelista

Para as pessoas que não possuem aparelho celular ou tablet, o controle permanece no cartão de vacinas em papel. Porém, o grande diferencial é que essas pessoas serão cadastradas em um sistema único, que permitirá a visualização de quais vacinas já recebeu, quando o mesmo acessar o sistema de saúde. Esperamos aumentar o total de pessoas vacinadas, diminuir a incidência de doenças e epidemias, economizar milhões de reais dos cofres públicos, simplificar as informações sobre as vacinas já tomadas e, principalmente, melhorar a saúde da população”, concluiu Juliana Ávila.

A premiação

O Prêmio Inova Minas Gerais foi instituído em 2016 com o intuito de aproximar servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos da gestão governamental. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o 4º Prêmio Inova Minas Gerais busca estimular a proposição de ideias inovadoras e a implementação de iniciativas de sucesso, que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais, visando à transformação e à melhoria dos serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários.

O prêmio é dividido em duas categorias: "Iniciativas Implementadas de Sucesso", na qual os agentes públicos têm a oportunidade de apresentar iniciativas já implementadas que tenham resultados comprovados. A segunda, "Ideias inovadoras Implementáveis", visa incentivar a elaboração de projetos que podem ser adotados na administração pública.

Clique aqui e confira quem foram os demais ganhadores.

Por Ana Paula Brum